Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre A Bela e a Fera. Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil. Vamos saber mais a respeito da história narrada na peça “A Bela e a Fera”? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A Bela e a Fera – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A Bela e a Fera – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A Bela e a Fera – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Com sessão neste domingo (21), peça “A Bela e a Fera” traz conto de fadas a BH
Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
“A Bela e a Fera” foi escrita por Gabrielle-Suzanne Babrot em 1740 e é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje. A versão produzida em 1992 pela Disney fez com que a história chegasse a mais pessoas, encantando pessoas no mundo todo.
O clássico narrado durante a peça em Belo Horizonte conta a história de Bela, uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência. Seu pai, Maurice, é um inventor que é visto como um louco.
Certo dia, o pai da garota vai para uma feira demonstrar sua nova invenção e se perde na floresta. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando um prisioneiro de uma fera. A Fera é o senhor do palácio, um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira.
Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura. Ela o encontra e faz uma proposta para Fera: se seu pai fosse libertado, ela ficaria ali para sempre.
Com a proposta aceita, a história se desenvolve e os moradores do castelo – toda a criadagem que foi transformada em objetos falantes – sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado. Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor. No entanto, precisa ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair, o feitiço não poderá mais ser desfeito.
Disponível em: <https://www.uai.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O texto acima desempenha a função de:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um evento.
( ) comentar um assunto.
Questão 2 – Em “[…] é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje.”, a que o texto se refere?
R:
Questão 3 – Na passagem “[…] uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência.”, a expressão grifada introduz:
( ) o motivo da jovem ser considerada estranha.
( ) a consequência da jovem ser considerada estranha.
( ) uma hipótese sobre a jovem ser considerada estranha.
Questão 4 – Segundo o texto, o pai da Bela, o Maurice, “acaba se tornando um prisioneiro de uma fera”, porque:
( ) “vai para uma feira demonstrar sua nova invenção”.
( ) “se perde na floresta”.
( ) “procura abrigo em um castelo”.
Questão 5 – No trecho “Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) finalidade.
Questão 6 – Na parte “Ela o encontra e faz uma proposta para Fera […]”, o termo “o” retoma:
R:
Questão 7 – Na frase “[…] sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado.”, o verbo “sentem” exprime uma ação:
( ) dos moradores da aldeia.
( ) dos moradores do castelo.
( ) dos objetos falantes.
Questão 8 – No segmento “Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor.”, o termo “se” indica:
( ) uma causa.
( ) uma hipótese.
( ) uma condição.
Questão 9 – Em “No entanto, precisa ser rápido […]”, o autor do texto expressa:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.