Interpretação de texto: A baleia orgulhosa – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a baleia orgulhosa. Ninguém lhe poupava elogios, de tal forma que a baleiazinha julgou ser o animal mais bonito de toda a Criação. Vamos conhecer a história dessa baleia? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A baleia orgulhosa

    Era uma vez uma baleia muito bonita, que cativava a atenção de todos pela graça de seus movimentos e pelo brilho de sua pele. Ninguém lhe poupava elogios, de tal forma que a baleiazinha julgou ser o animal mais bonito de toda a Criação.

    Passava os dias à frente do espelho, arranjando e limpando as barbas, sem ligar aos convites e galanteios dos seus admiradores. A sua vaidade atingiu uma tal dimensão que passava os dias a dizer para si própria:

    — Sou a baleiazinha mais bonita dos mares. Ninguém pode competir com a minha beleza e elegância.  Sou a baleiazinha mais bonita dos mares… — ficava repetindo todo o tempo.

    Não queria brincar nem falar com ninguém e cada vez mais se distanciava de seus familiares e vizinhos.

    Um dia, a formosa baleiazinha ficou presa numa rede lançada por uns pescadores. Por mais que tentasse, não conseguia livrar-se dela e a tragédia estava prestes a acontecer. Então, todos juntos, os habitantes dos arredores aproximaram-se da rede e ajudaram a rompê-la, libertando a baleiazinha.

    Desde esse dia memorável, a baleiazinha, muito agradecida pela ajuda recebida, aprendeu a respeitar os outros animais e a gostar de todos. Jamais voltou a desprezar qualquer um dos seus conhecidos, nem os outros habitantes do mar.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2019-01-19/a-baleia-orgulhosa.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto sobre a baleia orgulhosa:

(     ) debater um assunto.

(     ) divulgar alguma coisa.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – O trecho abaixo revela os motivos de a baleia cativar a atenção de todos. Grife-os:

“Era uma vez uma baleia muito bonita, que cativava a atenção de todos pela graça de seus movimentos e pelo brilho de sua pele.”

 

Questão 3 – Na parte “A sua vaidade atingiu uma tal dimensão que passava os dias a dizer para si própria […]”, o termo “que” introduz:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma consequência.

 

Questão 4 – Em “— Sou a baleiazinha mais bonita dos mares.”, o travessão:

(     ) anuncia a fala da baleiazinha.

(     ) indica a pausa na fala da baleiazinha. 

(     ) marca o começo da fala da baleiazinha.

 

Questão 5 – Na frase “Não queria brincar nem falar com ninguém e cada vez mais se distanciava de seus familiares e vizinhos.”, o narrador conta fatos:

(     ) que se somam.

(     ) que se alternam.

(     ) que se contradizem.

 

Questão 6 – Releia esta passagem:

“Por mais que tentasse, não conseguia livrar-se dela e a tragédia estava prestes a acontecer.”

Essa passagem é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – Em “[…] os habitantes dos arredores aproximaram-se da rede e ajudaram a rompê-la, libertando a baleiazinha.”, o vocábulo “la” refere-se:

(     ) à rede.

(     ) à baleiazinha.

(     ) a nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 8 – No segmento “Jamais voltou a desprezar qualquer um dos seus conhecidos, nem os outros habitantes do mar.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: