Início Atividades Interpretação de texto: “A arte na nossa vida” – 1º ano do Ensino Médio

Interpretação de texto: “A arte na nossa vida” – 1º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    As atividades sobre o texto “A arte na nossa vida” são destinadas aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

     Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.  

 

    Você pode baixar este exercício de interpretação de texto em:

 

    ESCOLA:                                    DATA:
    PROF:                                        TURMA:
    NOME:  

Leia este texto e, em seguida, responda às questões propostas:

A arte na nossa vida

Jô Oliveira e Lucília Garcez

    Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos da arte. Nossa vida está cercada dela por todos os lados.
    Ao acordar pela manhã e olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu desenho, passou por um processo de produção que exigiu planejamento visual. Especialistas estudaram e aplicaram noções de arte. A forma do seu relógio é resultado de uma longa história da imaginação humana e das suas preferências. A cor, a forma, o volume, o material que foram escolhidos estão testemunhando o tempo e a transformação do gosto e da técnica. Ao observá-lo, você percebe que é um objeto antigo ou moderno, você reconhece que quem o desenhou preferia formas curvas ou retas, ou ainda dourado, e até pedrinhas brilhantes.
    Quem escolhe um relógio para comprar, decide com base em suas preferências pessoais. Alguns preferem os mais elaborados, outros preferem os mais simples. É o gosto pessoal que predomina, e este pode variar infinitamente. Varia porque recebe influências de acordo com a idade, com a época, com o meio social em que a pessoa vive. E, como nos diz a sabedoria popular: “gosto não se discute”. Mas, quem sabe, possamos discutir o gosto?
    Em outros objetos do seu quarto e de seu cotidiano você pode observar a presença da arte: na estampa de seu lençol, no desenho da sua cama, no formato da sua escova de dentes, no desenho da torneira e da pia do banheiro, na xícara que você toma leite, nos talheres, no modelo do carro, no formato do telefone. Em todos os objetos há um pouco de arte aplicada.
    Esse esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao olhar, atraentes e harmoniosos, está em todas as culturas, em todas as civilizações. E em nosso dia-a-dia.

 

Questões:

1. Qual é o objetivo do texto?

 

2. Identifique os referentes das palavras destacadas em:

a) “Nossa vida está cercada dela por todos os lados.”. 
b) “Ao observá-lo, você percebe que é um objeto antigo […]”.  
c) “[…] e este pode variar infinitamente.”.  
d) “[…] em que a pessoa vive.”. 

 

3.  Indique uma palavra que poderia substituir o verbo “escolhidos” em: “A cor, a forma, o volume, o material que foram escolhidos estão testemunhando o tempo e a transformação do gosto e da técnica.”   

 

4. Em “[…], que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos da arte.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

a) por isso                         

b) porque                     

c) no entanto                        

d) posto que  

 

5. Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em “gosto não se discute”.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

14 comentários

Edno Ferreira Almeida 25 de julho - 8:48

adorei as atividades de arte obrigado pretendo me compartilhar.

Responder
CARLA DIAS DE JESUS DA SILVA 19 de outubro - 23:02

adorei muito bom

Responder
gisele 5 de novembro - 11:18

ajudou muito valeu!!!

Responder
Geralda Vanderleia Rodrigues da silva 8 de fevereiro - 15:53

Gosto muito dos textos.Sempre uso nas minha aulas.

Responder
Geralda Vanderleia Rodrigues da silva 8 de fevereiro - 15:55

gosto muito das atividades.Sempre faço uso nas minhas aulas.

Responder
Geralda Vanderleia Rodrigues da silva 8 de fevereiro - 15:56

òtimas atividades.

Responder
Maristela da Silva 13 de fevereiro - 20:33

Gostei muito, me será útil

Responder
MARIA CRISTINA DOS SANTOS 27 de fevereiro - 14:38

ótimas as atividades

Responder
Rose 31 de outubro - 13:51

Muito bom!

Responder
Denyse Lage Fonseca 31 de outubro - 17:24

Oi, Rose!

Agradecemos a exposição de sua valiosa opinião sobre a atividade de interpretação!

Muito bom é ter a sua presença no “Portal Acessaber”!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Viviane 20 de fevereiro - 15:27

Ajudou muito

Responder
jurema stumm 29 de junho - 15:15

Gostei muito, foi muito útil

Responder
Denyse Lage Fonseca 2 de julho - 11:50

Oi, Jurema!

Que bom que gostou!

Muito obrigada pelo comentário e pela presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
valquiria gonçalves 10 de maio - 7:23

Poxa muito boas asatividades que vi poderia fazer atividade para disciplina de arte também.

Responder

Deixe um Comentário