Início Atividades Interpretação de texto: A Arca de Noé – 6º ano

Interpretação de texto: A Arca de Noé – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação do texto, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre A arca de Noé.  Trata-se de um texto que nos leva a conhecer o livro de Ruth Rocha sobre essa história. Ficou curioso (a)? Então, leia o texto e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                      DATA:

PROF:                                                           TURMA:

NOME:

Leia:

A Arca de Noé

    Um dia Deus chamou um homem chamado Noé e pediu que ele construísse um barco enorme — que todo mundo chama de Arca de Noé — e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho. Noé fez tudo direitinho. Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata…

“Tinha peru, tinha pato.
Tinha vespa e carrapato.
Avestruz, carneiro, pinto…
Tinha até ornitorrinco.”

    Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar. Mas imaginem… O mundo ficou todo coberto. Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto ou permaneceu na superfície das águas e salvou os animais?

    Recriação da história, A arca de Noé da Ruth Rocha encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial — traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.

Disponível em: www.ruthrocha.com.br

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto acima:

a) notícia

b) resenha

c) poema

d) conto 

 

Questão 2 – Em “[…] e pediu que ele construísse um barco enorme […]”, “ele” refere-se a quem?

R:

 

Questão 3 – Assinale a passagem que contém o clímax da história “A Arca de Noé”:

a) “[…] pediu que ele construísse um barco enorme […]”

b) “[…] e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho.”

c) “Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar.”

d) “O mundo ficou todo coberto.”

 

Questão 4 – Aponte a frase em que o livro “A Arca de Noé” é avaliado:

a) “Noé fez tudo direitinho.”

b) “Tinha de tudo dentro do barco […]”

c) “Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto […]”

d) “[…] encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial […]”

 

Questão 5 – Na oração “Noé fez tudo direitinho.”, o termo “direitinho” indica:

a) o modo com que Noé fez tudo.

b) o meio com que Noé fez tudo.

c) o tempo com que Noé fez tudo.

d) o lugar em que Noé fez tudo.

 

Questão 6 – No trecho “Mas imaginem…”, a pessoa que escreveu o texto:

a) dá uma ordem ao leitor.

b) faz um convite ao leitor.

c) expõe um desejo ao leitor.

d) transmite uma informação ao leitor.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.”, a palavra “tão”:

a) intensifica o sentido de “bem”.

b) explica o sentido de “bem”.

c) complementa o sentido de “bem”.

d) define o sentido de “bem”.

 

Questão 8 – Na parte “Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata…”, os dois-pontos introduzem:

a) uma opinião sobre os pares de animais.

b) uma descrição dos pares de animais.

c) uma comparação entre os pares de animais.

d) uma enumeração dos pares de animais.

 

Questão 9 – As aspas foram usadas no texto para indicar:

a) uma fala de Noé no livro.

b) a parte principal do livro “A Arca de Noé”.

c) uma fala da narradora do livro “A Arca de Noé”.

d) um comentário de quem escreveu o texto acima.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário