Atividade de interpretação do texto, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre A arca de Noé. Trata-se de um texto que nos leva a conhecer o livro de Ruth Rocha sobre essa história. Ficou curioso (a)? Então, leia o texto e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A Arca de Noé – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A Arca de Noé – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A Arca de Noé – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A Arca de Noé
Um dia Deus chamou um homem chamado Noé e pediu que ele construísse um barco enorme — que todo mundo chama de Arca de Noé — e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho. Noé fez tudo direitinho. Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata…
“Tinha peru, tinha pato.
Tinha vespa e carrapato.
Avestruz, carneiro, pinto…
Tinha até ornitorrinco.”
Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar. Mas imaginem… O mundo ficou todo coberto. Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto ou permaneceu na superfície das águas e salvou os animais?
Recriação da história, A arca de Noé da Ruth Rocha encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial — traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.
Disponível em: www.ruthrocha.com.br
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero do texto acima:
a) notícia
b) resenha
c) poema
d) conto
Questão 2 – Em “[…] e pediu que ele construísse um barco enorme […]”, “ele” refere-se a quem?
R:
Questão 3 – Assinale a passagem que contém o clímax da história “A Arca de Noé”:
a) “[…] pediu que ele construísse um barco enorme […]”
b) “[…] e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho.”
c) “Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar.”
d) “O mundo ficou todo coberto.”
Questão 4 – Aponte a frase em que o livro “A Arca de Noé” é avaliado:
a) “Noé fez tudo direitinho.”
b) “Tinha de tudo dentro do barco […]”
c) “Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto […]”
d) “[…] encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial […]”
Questão 5 – Na oração “Noé fez tudo direitinho.”, o termo “direitinho” indica:
a) o modo com que Noé fez tudo.
b) o meio com que Noé fez tudo.
c) o tempo com que Noé fez tudo.
d) o lugar em que Noé fez tudo.
Questão 6 – No trecho “Mas imaginem…”, a pessoa que escreveu o texto:
a) dá uma ordem ao leitor.
b) faz um convite ao leitor.
c) expõe um desejo ao leitor.
d) transmite uma informação ao leitor.
Questão 7 – No fragmento “[…] traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.”, a palavra “tão”:
a) intensifica o sentido de “bem”.
b) explica o sentido de “bem”.
c) complementa o sentido de “bem”.
d) define o sentido de “bem”.
Questão 8 – Na parte “Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata…”, os dois-pontos introduzem:
a) uma opinião sobre os pares de animais.
b) uma descrição dos pares de animais.
c) uma comparação entre os pares de animais.
d) uma enumeração dos pares de animais.
Questão 9 – As aspas foram usadas no texto para indicar:
a) uma fala de Noé no livro.
b) a parte principal do livro “A Arca de Noé”.
c) uma fala da narradora do livro “A Arca de Noé”.
d) um comentário de quem escreveu o texto acima.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.