Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre plantas que grudam. Ervas-de-passarinho são plantas que só sobrevivem se puderem se aproveitar de outros vegetais. Vamos conhecê-las melhor? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
Plantas que grudam
Ervas-de-passarinho são plantas que só sobrevivem se puderem se aproveitar de outros vegetais. Diferentemente de outras espécies com características parecidas, como as lianas e os cipós, que usam outras plantas apenas como suporte, as ervas-de-passarinho são meio aproveitadoras ou, na linguagem dos cientistas, parasitas parciais. E o que isso quer dizer?
É o seguinte: mesmo sendo capazes de realizar fotossíntese – isto é, de produzir o seu próprio alimento a partir da luz do Sol –, as ervas-de-passarinho sugam a água e os sais minerais dos seus hospedeiros, quer dizer, das outras plantas. Com isso, a planta hospedeira fica debilitada e, dependendo da quantidade de ervas-de-passarinho que grudam nela, pode até morrer.
Os cientistas já catalogaram cerca de 1.440 espécies de ervas-de-passarinho em todo o mundo. Entre elas, estão dois grupos de plantas com grande número de espécies: as lorantáceas e as viscáceas. As lorantáceas apresentam flores vistosas, que são polinizadas por beija-flores e cujos frutos alimentam aves como bem-te-vis e sanhaços. Já as flores das viscáceas são pequenas e pálidas, frequentemente polinizadas por insetos. Seus frutos também são pequenos e o prato predileto dos gaturamos, passarinhos multicoloridos que imitam o canto de outras aves.
Rodrigo Ferreira Fadini e Flávia Pereira Lima.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 222.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique as plantas que, segundo o texto, “são meio aproveitadoras ou, na linguagem dos cientistas, parasitas parciais”:
( ) as lianas.
( ) os cipós.
( ) as ervas-de-passarinho.
Questão 2 – No segmento “E o que isso quer dizer?”, o termo grifado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 3 – Releia esta parte do texto:
“É o seguinte: mesmo sendo capazes de realizar fotossíntese – isto é, de produzir o seu próprio alimento a partir da luz do Sol – […]”
A expressão destacada introduz:
( ) uma dedução.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Questão 4 – Segundo os autores do texto, “a planta hospedeira fica debilitada e, dependendo da quantidade de ervas-de-passarinho que grudam nela, pode até morrer”.
Identifique a causa dessa debilitação:
Questão 5 – Em “Os cientistas já catalogaram cerca de 1.440 espécies de ervas-de-passarinho em todo o mundo.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 6 – Na passagem “Entre elas, estão dois grupos de plantas com grande número de espécies: as lorantáceas e as viscáceas.”, a palavra “elas” refere-se:
( ) às lorantáceas.
( ) às viscáceas.
( ) às espécies de ervas-de-passarinho já catalogadas no mundo.
Questão 7 – O trecho “[…] as flores das viscáceas são pequenas e pálidas […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – De acordo com o texto, os frutos das viscáceas são consumidos pelos:
( ) bem-te-vis.
( ) sanhaços.
( ) gaturamos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.