Atividade de português: Conjunções – Música: “Completo” – Ivete Sangalo – 8º ou 9º

    Atividade de português, indicada a alunos do oitavo ou nono ano, com exercícios para estudo de conjunções e interpretação textual, com base na música “Completo” da cantora Ivete Sangalo.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gramática

    Ouça a música a seguir  e responda às questões:

IVETE SANGALO – COMPLETO

    É tão bom ter alguém por perto

   Pra você se sentir completo

   Ter a mão que te leva pro futuro

   Vislumbrando um horizonte seguro

   É tão bom viajarmos juntos                                    

   E viver aproveitando tudo

   Amanhã vai ser melhor que hoje

    Novos sonhos ao amanhecer

    Imagino milhões de sorrisos

    Cada um com seu jeito de ser

   Mas ligados no mesmo destino

    Um amor feito eu e você

    O céu e o mar

    A lua e a estrela

   O branco e o preto

    Tudo se completa de algum jeito

    Homem, mulher

    A faca e o queijo

    O incerto e o perfeito

    Tudo se completa de algum jeito

Fontes:https://www.letras.mus.br

 

Questões

   1.”… Ter a mão que te leva pro futuro…” A palavra destacada na frase é uma conjunção:

    a.(   )aditiva

    b.(   )alternativa

   c.(   )explicativa

    d.(   )conclusiva

 

  1. “…É tão bom viajarmos juntos /E viver aproveitando tudo…” Nessa frase a palavra destacada é:

    a.(   )uma conjunção aditiva

    b.(   )uma conjunção alternativa

    c.(   )uma conjunção explicativa

    d.(   )uma conjunção conclusiva

 

    3.Classifique a conjunção que liga os versos a seguir:

       “…Cada um com seu jeito de ser

      Mas ligados no mesmo destino…”

    a.(   )uma conjunção aditiva

    b.(   )uma conjunção adversativa

    c.(   )uma conjunção explicativa

    d.(   )uma conjunção conclusiva

 

    4.”… É tão bom ter alguém por perto…” As palavras destacadas no verso são respectivamente:

    a.(   )verbo de ligação, pronome indefinido e advérbio de lugar

    b.(   ) verbo de ligação, pronome definido e advérbio de afirmação

    c.(   ) verbo de ligação, pronome oblíquo e advérbio de negação

    d.(   ) verbo de ligação, pronome indefinido e advérbio de tempo

 

    5.”… Imagino milhões de sorrisos…” O verbo destacado no verso ao lado está conjugado:

    a.(   )no presente do indicativo

    b.(   ) no presente do subjuntivo

    c.(   ) no pretérito perfeito do indicativo

    d.(   ) imperativo

 

    6.Justifique o título da música:

 

 

  1. O eu lírico afirma que é muito bom ter alguém por perto para poder se sentir completo. Identifique algumas ações que o eu lírico e seu amado(a) praticam juntos:

 

    8.Qual é o conselho que a canção nos passa?

 

    9.Analise os versos a seguir:

    “…O céu e o mar

   A lua e a estrela

   O branco e o preto

   Homem, mulher

   A faca e o queijo

   O incerto e o perfeito…”

   A conjunção que aparece entre os antônimos nessa estrofe tem o sentido de:

   a.(   )uni-los.

   b.(   )torná-los adversos.

   c.(   )explicar as diferenças entre eles..

 

  1. Você já conhecia essa canção? E você gosta desse estilo de música? Comente.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: