Atividade de português: Gênero “História em quadrinho” – 5º ou 6º ano

    Atividade de Português desenvolvida com o intuito de desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção de História em quadrinho, bem como reconhecer as características do gênero em questão. Esta atividade é voltada para alunos do 5º ou 6º ano.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do word e pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

História em Quadrinhos

    As histórias em quadrinhos são histórias compostas pela linguagem verbal e não- verbal.

    Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente através dos desenhos e das expressões faciais.

    Há também as onomatopeias que são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados aos  desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos, etc.

    As onomatopeias

    Os Recursos Gráficos:

    Alguns tipos de balões

    Os sinais de pontuação são variados, pois além de reforçar as vozes dos personagens expressam o modo como eles representam seus sentimentos como: raiva, emoção, medo, tristeza, etc.

    A história em quadrinhos tudo acontece em um cenário que pode representar uma fazenda, uma cidade, um parque de diversão, etc.

    Há também nas HQs as legendas ou letreiros que são recursos utilizados na história como introdução ou no decorrer desta, ligando um quadro ao outro. Elas apresentam a descrição de um  fato ou uma informação importante para a interpretação da história.

 

Dicas:

Software Hagáquê para baixar e criar sua história no seu computador.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=10982

Para criar uma Hagaquê online.

https://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm

Histórias em quadrinhos para ler e interagir.

http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/

 

Questões

1) Analise as cenas abaixo, em seguida,  crie um diálogo e escreva dentro dos balões. Não esqueça de dar um título para a sua história.

 

2) Agora com auxílio do seu professor elabore uma história em quadrinhos utilizando os recursos estudados. O tema pode ser livre. Não esqueça do título. Bom trabalho!

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: