Atividade de filosofia: O mundo – 2º ano

    Atividade de filosofia, direcionada aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, abordando questões filosóficas em relação ao mundo: a metafísica, o ser, o devir, etc.

    Esta atividade de filosofia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de filosofia em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

As imagens acima representa crianças em sua descoberta do mundo. Nessa , etapa da vida, segundo estudiosos, nossa imaginação sobre a  realidade é sobretudo motora e sensorial.

 

Questões

1) Explique de que maneira a metafísica problematiza o mundo. O que é  possível conhecer por meio dessa reflexão? Comente.

R.

 

2) Explique como o conceito  de substância se contrapõe ao de vir a ser (ou devir)?

R.

 

3) Quando olhamos o mundo e seus fenômenos para procurar entendê-los, também tendemos a perguntar por quê? Ao fazer isso estamos investigando as causas. Aristóteles distinguia quatro tipos de causas, defina cada uma delas.

R.

 

4) Defina a doutrina finalista da realidade defendida por Aristóteles.

R.

 

5) Tudo na natureza tem uma finalidade, você concorda com essa ideia? Por exemplo: que o porco tem uma natureza própria para servir de alimento para os seres humanos? Reflita sobre essa questão e registre sua opinião.

R. 

 

6) Agora, faça uma pesquisa de observação do mundo à sua volta. Analise os objetos, os lugares, as pessoas, as plantas e os animais. Compare-os com o que eram tempos atrás, exemplo, quando você era uma criança ( se necessário pesquise em fotografias antigas) . Em seguida, responda a seguinte questão: Na sua percepção, o que parece ser fundamental, a permanência do ser ou a mudança do devir? Caso você julgue interessante poderá responder essa questão por meio de um desenho, uma colagem ou outra composição artística, após apresente sua percepção em classe. Bom trabalho!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva- Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: