Atividade de português: Coesão textual – 3º ano do ensino médio

    Atividade de Português solicita, aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a inserção de formas pronominais no texto Os Museus, de modo a torná-lo coeso. Trata-se de um importante exercício de leitura e escrita. Pratiquem!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Os Museus

    No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e conduz à procura de registros antigos e novos, levando ao campo dos museus, as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.

    O museu é o lugar sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante se descobre e se aprende, se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

    Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana se esvai na pressa da hora. As cidades encontram o espelho que revele a face apagada no turbilhão do cotidiano. E cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais de si mesma.

Instituto Brasileiro de Museus. Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.

 

Note que o texto acima foi transcrito sem as formas pronominais a seguir, que asseguram a progressão das ideias. Reescreva o texto, tornando-o coeso.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: