Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora as vozes do verbo. Voz ativa, passiva ou reflexiva? O que elas indicam no contexto comunicativo? Vamos analisar? Para esse estudo, responda às variadas questões com base no texto que nos conta a história do milho! Você sabia que ele é um dos alimentos mais produzidos no mundo? E que o Brasil é o terceiro maior produtor desse grão? Leia essas e outras curiosidades e não deixe de estudar as vozes verbais!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Vozes do verbo – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Vozes do verbo – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Vozes do verbo – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Um pouco de História
Considerado sagrado em várias culturas, o milho se transformou na base da alimentação dos antigos habitantes do México e da América Central, ocupando lugar de destaque na mitologia e na História tradicional.
Consumido pelos povos americanos desde cerca de 5 mil a C., o cereal foi reverenciado pelos Astecas e Incas e até ocupou lugar de destaque no Popol Vuh, livro sagrado da civilização Maia que relata o nascimento do ser humano a partir do milho.
Os índios do Leste da América do Norte, as civilizações asteca, maia e inca e nossos índios guaranis, criaram várias lendas que atribuíam ao milho uma origem divina, transformando o grão em sinônimo de abundância e no principal ingrediente da alimentação dessas populações.
Com a descoberta da América e as grandes navegações do século 16, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é o cereal mais produzido no mundo, cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, atrás dos Estados Unidos e da China, porém, o nível de consumo do grão no país está longe de ser comparado ao do México e de países na região do Caribe.
Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>.
Questões
Questão 1 – Observe atentamente o fragmento. Logo após, identifique, por meio de um traço, o verbo que o compõe:
“[…] o milho se transformou na base da alimentação dos antigos habitantes do México e da América Central […]”
Questão 2 – O verbo identificado acima foi flexionado na voz:
a) ativa
b) passiva analítica
c) passiva pronominal
d) reflexiva
Questão 3 – Na passagem “[…] foi reverenciado pelos Astecas e Incas […]”, a locução na voz passiva tem como sujeito:
a) “o milho”
b) “o cereal”
c) “o trigo”
d) “o arroz”
Questão 4 – Utilizando o sujeito assinalado anteriormente, reescreva a passagem trocando a voz passiva pela voz ativa:
R.
Questão 5 – No segmento “Os índios do Leste da América do Norte, as civilizações asteca, maia e inca e nossos índios guaranis, criaram várias lendas […]”, o verbo na voz ativa grifado exprime:
a) uma ação dos referidos povos.
b) um estado dos referidos povos.
c) um atributo dos referidos povos.
d) um modo de ser dos referidos povos.
Questão 6 – No trecho “[…] a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo.”, o verbo na voz reflexiva poderia ser substituído por:
a) se apoiou
b) se completou
c) se difundiu
d) se restringiu
Questão 7 – No trecho acima, o verbo reflexivo “se expandiu” aponta para um fato:
a) ininterrupto
b) concluído
c) previsível
d) hipotético
Questão 8 – Na frase “[…] sua produção só perde para a do trigo e do arroz.”, foi empregada a voz ativa para indicar:
a) que o sujeito é agente da ação expressa pelo verbo “perde”.
b) que o sujeito é paciente da ação expressa pelo verbo “perde”.
c) que o sujeito é agente e paciente da ação expressa pelo verbo “perde”.
d) que o sujeito não é agente nem paciente da ação expressa pelo verbo “pede”.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.