Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as vozes verbais. Voz ativa, voz passiva e voz reflexiva! Vamos diferenciá-las, entendendo o que elas indicam? Para tal, responda às variadas questões baseadas no texto Por dentro do sangue, que nos explica sobre as hemácias, os leucócitos e as plaquetas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Vozes do verbo – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Vozes do verbo – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Vozes do verbo – 1º ano do ensino médio – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por dentro do sangue
O sangue de verdade é composto por três tipos de células: hemácias, leucócitos e plaquetas. Cada uma tem a sua função. As hemácias, conhecidas também como glóbulos vermelhos, são responsáveis por dar uma carona para o oxigênio. O ar que respiramos vai para nossos pulmões e de lá é levado até o resto do corpo graças às hemácias.
Os leucócitos, por sua vez, defendem o organismo contra o ataque de corpos estranhos, principalmente bactérias. Eles são também chamados de glóbulos brancos e se dividem em linfócito B, que colhe e armazena informações sobre o inimigo, e linfócito T, que parte para a ação e trata de destruí-lo. Doenças como a Aids impedem a ação desses linfócitos, o que prejudica a defesa do organismo.
Já as plaquetas trabalham para evitar hemorragias. Quando nos cortamos, elas rapidamente agem para que o machucado se feche e seja formada aquela famosa ‘casquinha’, muito importante para a reconstrução da pele cortada.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 171. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – A frase “O sangue de verdade é composto por três tipos de células […]” foi construída na voz:
( ) reflexiva.
( ) passiva analítica.
( ) passiva pronominal.
Questão 2 – Reescreva a frase acima na voz ativa:
R.
Questão 3 – Na passagem “[…] são responsáveis por dar uma carona para o oxigênio.”, o verbo na voz ativa “são” refere-se:
( ) às hemácias.
( ) aos leucócitos.
( ) às plaquetas.
Questão 4 – No trecho “[…] que parte para a ação e trata de destruí-lo.”, o termo “lo”, complemento do verbo na voz ativa, retoma:
( ) “linfócito B”.
( ) “o inimigo”.
( ) “linfócito T”.
Questão 5 – Identifique a voz do verbo grifado, relacionado conforme a orientação:
- Voz ativa
- Voz passiva
- Voz reflexiva
( ) “O ar que respiramos vai para nossos pulmões e de lá é levado […]”
( ) “Os leucócitos, por sua vez, defendem o organismo contra o ataque […]”
( ) “Eles são também chamados de glóbulos brancos e se dividem em linfócito B […]”
( ) “Quando nos cortamos, elas rapidamente agem […]”
Questão 6 – Na oração “[…] elas rapidamente agem […]”, o termo “rapidamente” modifica o sentido do verbo na voz ativa “agem”, indicando:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No período “Já as plaquetas trabalham para evitar hemorragias.”, o verbo na voz ativa “trabalham” exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 8 – Na parte “[…] para que o machucado se feche […]”, o “se” é:
( ) pronome reflexivo.
( ) pronome apassivador.
( ) índice de indeterminação do sujeito.
Questão 9 – No segmento “[…] seja formada aquela famosa ‘casquinha’ […]”, o sujeito da expressão na voz passiva é:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) composto.
Por Denyse Lage Fonseca