Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Vozes do verbo – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Vozes do verbo – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as vozes verbais. Voz ativa, voz passiva e voz reflexiva! Vamos diferenciá-las, entendendo o que elas indicam? Para tal, responda às variadas questões baseadas no texto Por dentro do sangue, que nos explica sobre as hemácias, os leucócitos e as plaquetas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Por dentro do sangue

    O sangue de verdade é composto por três tipos de células: hemácias, leucócitos e plaquetas. Cada uma tem a sua função. As hemácias, conhecidas também como glóbulos vermelhos, são responsáveis por dar uma carona para o oxigênio. O ar que respiramos vai para nossos pulmões e de lá é levado até o resto do corpo graças às hemácias.

    Os leucócitos, por sua vez, defendem o organismo contra o ataque de corpos estranhos, principalmente bactérias. Eles são também chamados de glóbulos brancos e se dividem em linfócito B, que colhe e armazena informações sobre o inimigo, e linfócito T, que parte para a ação e trata de destruí-lo. Doenças como a Aids impedem a ação desses linfócitos, o que prejudica a defesa do organismo.

    Já as plaquetas trabalham para evitar hemorragias. Quando nos cortamos, elas rapidamente agem para que o machucado se feche e seja formada aquela famosa ‘casquinha’, muito importante para a reconstrução da pele cortada.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 171. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – A frase “O sangue de verdade é composto por três tipos de células […]” foi construída na voz:

(     ) reflexiva.

(     ) passiva analítica.

(     ) passiva pronominal.

 

Questão 2 – Reescreva a frase acima na voz ativa:

 R.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] são responsáveis por dar uma carona para o oxigênio.”, o verbo na voz ativa “são” refere-se:

(     ) às hemácias.

(     ) aos leucócitos.

(     ) às plaquetas.

 

Questão 4 – No trecho “[…] que parte para a ação e trata de destruí-lo.”, o termo “lo”, complemento do verbo na voz ativa, retoma:

(     ) “linfócito B”.

(     ) “o inimigo”.

(     ) “linfócito T”.

 

Questão 5 – Identifique a voz do verbo grifado, relacionado conforme a orientação:

  1. Voz ativa
  2. Voz passiva
  3. Voz reflexiva

 

(     ) “O ar que respiramos vai para nossos pulmões e de lá é levado […]”

(     ) “Os leucócitos, por sua vez, defendem o organismo contra o ataque […]”

(     ) “Eles são também chamados de glóbulos brancos e se dividem em linfócito B […]”

(     ) “Quando nos cortamos, elas rapidamente agem […]”

 

Questão 6 – Na oração “[…] elas rapidamente agem […]”, o termo “rapidamente” modifica o sentido do verbo na voz ativa “agem”, indicando:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No período “Já as plaquetas trabalham para evitar hemorragias.”, o verbo na voz ativa “trabalham” exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 8 – Na parte “[…] para que o machucado se feche […]”, o “se” é:

(     ) pronome reflexivo.

(     ) pronome apassivador.

(     ) índice de indeterminação do sujeito.

 

Questão 9 – No segmento “[…] seja formada aquela famosa ‘casquinha’ […]”, o sujeito da expressão na voz passiva é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) composto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Deixe um Comentário