Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo da voz passiva, por meio de texto que define Patrimônio Cultural Imaterial. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Voz passiva – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Voz passiva – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Voz passiva – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos, técnicas e também os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados; e as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos que se reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Disponível em: <portal.iphan.gov.br>.
(Com adaptações).
Questão 1 – Há o emprego da voz passiva no trecho:
a) “A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas […]”
b) “[…] os indivíduos que se reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.”
c) “[…] e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função de seu […]”
d) “[…] gerando um sentimento de identidade e continuidade […]”
Questão 2 – Em “O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) continuamente
b) eventualmente
c) velozmente
d) proficuamente
Questão 3 – Predomina no texto o uso da vírgula para a sinalização de uma:
a) inserção
b) omissão
c) inversão
d) enumeração
Questão 4 – No segmento “[…] contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.”, a parte sublinhada indica:
a) conclusão
b) finalidade
c) condição
d) explicação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.