Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, aborda vocábulos oxítonos acentuados. Que tal analisá-los no texto Ai! Ui! Estou ardendo!? Para isso, responda às questões propostas! BNCC 7º ano: EF69LP21, EF69LP23, EF69LP24 e EF69LP28.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Vocábulos oxítonos acentuados – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Vocábulos oxítonos acentuados – 7º ano- Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Vocábulos oxítonos acentuados – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ai! Ui! Estou ardendo!
Para que o protetor solar penetre adequadamente na pele e a proteja, o ideal é replicá-lo a cada três horas, sempre 20 ou 30 minutos antes da exposição ao Sol. Também é importante passar mais do produto, após grande transpiração ou depois de tomar banho. Em dias nublados e em áreas de sombra, ainda é recomendável ter à mão o protetor solar – a radiação ultravioleta também ocorre de maneira indireta.
Outros cuidados que podem aumentar a proteção contra os raios ultravioleta seriam o uso de chapéu e o de óculos escuros. Além, claro, de evitar também a exposição direta ao Sol nos horários de maior incidência da radiação ultravioleta (entre dez horas da manhã e três da tarde).
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_208.pdf>.
(Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho que apresenta um vocábulo oxítono acentuado:
( ) “[…] o ideal é replicá-lo a cada três horas […]”
( ) “Em dias nublados e em áreas de sombra […]”
( ) “[…] ainda é recomendável ter à mão o protetor solar […]”
Questão 2 – Em “[…] após grande transpiração ou depois de tomar banho.”, há um vocábulo oxítono acentuado. Por que ele é acentuado?
Questão 3 – Sublinhe o vocábulo oxítono acentuado a seguir:
“[…] o uso de chapéu e o de óculos escuros.”
Questão 4 – Informe a razão do acento no vocábulo oxítono sublinhado acima:
Questão 5 – Observe:
“[…] evitar também a exposição direta ao Sol nos horários de maior incidência da radiação […]”
Aponte o vocábulo oxítono acentuado que foi empregado nesse segmento:
( ) “também”.
( ) “horários”.
( ) “incidência”.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.