Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora verbos transitivos diretos. Vamos analisar esses verbos no texto que nos apresenta o distrito de Amarantina? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Amarantina

    O distrito de Amarantina está localizado a cerca de 30 Km de Ouro Preto. O povoado teria surgido após uma grande fome que acometeu a população de Vila Rica, por volta do ano de 1700. Assim, muitas pessoas fixaram moradia no local para plantar alimentos e distribuí-los na região. Segundo a tradição oral, havia muitas plantações de alho, frutas e hortaliças. Naquele período, o povoado era nomeado Tijuco, que abarcava a região onde hoje estão Amarantina e Cachoeira do Campo.

Disponível em: <https://institutoestradareal.com.br/cidades/amarantina-mg/>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] uma grande fome que acometeu a população de Vila Rica […]”, o verbo é transitivo direto porque:

(     ) não exigiu complemento.

(     ) exigiu complemento sem preposição.

(     ) exigiu complemento com preposição.

 

Questão 2 – Observe:

“[…] distribuí-los na região.”

 Identifique o objeto direto (complemento) do verbo transitivo direto usado nesse trecho:

 

Questão 3 – Sublinhe o verbo transitivo direto a seguir:

“Segundo a tradição oral, havia muitas plantações de alho, frutas e hortaliças.”

 

Questão 4 – O sujeito do verbo transitivo direto sublinhado acima é:

(     ) oculto.

(     ) inexistente.

(     ) indeterminado.

 

Questão 5 – Em “[…] abarcava a região onde hoje estão Amarantina e Cachoeira do Campo.”, o verbo transitivo direto destacado poderia ser substituído por:

(     ) “dividia”.

(     ) “abrangia”.

(     ) “demarcava”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: