Início Série9º ano Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos verbos transitivos diretos. Você sabe quando um verbo é de transitivo direto? Quando tem sentido completo? Quando precisa de complemento com preposição? Ou quando precisa de complemento sem preposição? Pintou uma dúvida? Então, não deixe de responder às questões propostas com base no texto Histórias em esmolas, escrito por Cristovam Buarque.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

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NOME:

Leia:

Histórias em esmolas

    Quando aqui chegaram, os portugueses traziam bugigangas para oferecer aos índios. Desde então, a história do Brasil é uma história de esmolas dos poderosos para os humildes.

    Ao mesmo tempo em que matavam os índios, os colonizadores distribuíam esmolas para eles.

    A independência também foi uma esmola: no lugar de um presidente brasileiro, eleito por nosso povo, tivemos um imperador, filho do rei da metrópole.

    A libertação dos escravos foi incompleta como uma esmola: não distribuíram as terras, não colocaram seus filhos na escola. Deram-lhes uma esmola de liberdade.

    Nossa república foi proclamada, mas de um modo insuficiente, como uma esmola. Foi proclamada, não constituída. Para proclamá-la, bastou um marechal, em cima de um cavalo […]

BUARQUE, Cristovam. “Os instrangeiros”. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Para proclamá-la, bastou um marechal, em cima de um cavalo […]”, o pronome “la”, complemento do verbo transitivo direto “proclamar”, retoma:

(     ) “A independência”

(     ) “A independência dos escravos”

(     ) “Nossa república”

 

Questão 2 – O verbo em destaque é transitivo direto na passagem:

(     ) “Quando aqui chegaram […]”

(     ) “[…] tivemos um imperador […]”

(     ) “Deram-lhes uma esmola de liberdade.”

 

Questão 3 – O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Grife-o nestas frases:

a) “[…] os portugueses traziam bugigangas para oferecer aos índios.”

b) “[…] os colonizadores distribuíam esmolas para eles.”

 

Questão 4 – Aponte o núcleo do objeto direto em “[…] não colocaram seus filhos na escola”:

(     ) “seus”

(     ) “filhos”

(     ) “escola”

 

Questão 5 – Para concluir, pode-se afirmar que o verbo transitivo direto:

(     ) necessita de complemento sem preposição.

(     ) tem sentido completo.

(     ) necessita de complemento com preposição.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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