Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre os verbos transitivos diretos. Quando os verbos se classificam dessa forma? Quando eles precisam de complemento! Mas, eis a pergunta: complemento com ou sem preposição? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões propostas que exploram os verbos transitivos diretos no texto Chuí comanda o tráfego, escrito por Aníbal Machado!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Chuí comanda o tráfego

    Num domingo, à hora cinzenta em que terminam as festas e todos voltam meio decepcionados para casa, rugiam de impaciência os automóveis ante o sinal vermelho. Alguns farolavam de longe, pedindo passagem. Mas o vermelho não cedia ao verde. E com a força do seu símbolo, paralisava o tráfego.

    Os terríveis moleques da praça perceberam a confusão. Chuí, o principal deles, resolve intervir e vai para o meio do asfalto. Começa a acenar aos motoristas.

    Que passassem! Livre estava o trânsito para a direita.

    – Podem vir! Não estou brincando! É verdade…

    Hesitaram alguns a princípio. Depois romperam e outros os seguiram.

    Chuí, imponente, estende os braços para a rua principal. Os motoristas enfim acreditam nele. E a imensa massa de veículos desfila ao comando único do pequeno maltrapilho.

    Em enérgico movimento, Chuí ordena aos carros que parem. Gira o corpo, estica o braço e manda que sigam pela esquerda os da rua principal. No que é obedecido.

    Passageiros e motoristas atiram moedas. Mas o improvisado guarda, cônscio de suas responsabilidades, sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las, sem risco para o trânsito.

    A noite descera depressa e as lâmpadas não se acendiam.

    Mais rubro na escuridão, o sinal vermelho. Tendo perdido a função de proibir, só confiavam os motoristas no braço infalível de Chuí.

    Quando, gritando de longe, a mãe do garoto o ameaçava com uma surra, aparece, uniformizado, um guarda de verdade. Prende Chuí e o leva chorando para o distrito.

    – Nós apanhamos as moedas para você, gritam-lhe os companheiros.

    Não eram as moedas que ele queria, oh! Não era isso! O que Chuí queria era voltar ao tráfego, continuar submetendo aqueles carros enormes, poderosos, ao seu comando único, ao aceno de seu bracinho.

Aníbal Machado. “A morte da porta-estandarte e outras histórias”. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.

 

Questões

 

Questão 1 – Observe o verbo que compõe o início do texto:

 

“Num domingo, à hora cinzenta em que terminam as festas […]”

 

Pode-se afirmar que o referido verbo é transitivo direto porque:

(     ) tem sentido completo.

(     ) exige complemento com preposição.

(     ) exige complemento sem preposição.

 

Questão 2 – O verbo grifado é transitivo direto na passagem:

(     ) “Alguns farolavam de longe, pedindo passagem.”

(     ) “Os terríveis moleques da praça perceberam a confusão.”

(     ) “Livre estava o trânsito para a direita.”

 

Questão 3 – Em “Gira o corpo, estica o braço e manda que […]”, os verbos transitivos diretos:

(     ) indicam ações de Chuí.

(     ) indicam estados de Chuí.

(     ) indicam qualidades de Chuí.

 

Questão 4 – Identifique o trecho em que “os” é complemento de um verbo transitivo direto:

(     ) “Depois romperam e outros os seguiram.”

(     ) “Chuí, imponente, estende os braços para a rua principal.”

(     ) “[…] gritam-lhe os companheiros.

 

Questão 5 – No segmento “[…] sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las […]”, o termo “las”, complemento do verbo transitivo direto “apanhar”, é chamado de:

(     ) aposto

(     ) objeto direto

(     ) predicativo do sujeito

 

Questão 6 – Na oração “[…] o ameaçava com uma surra […]”, o complemento do verbo transitivo direto “ameaçava” retoma:

(     ) “a mãe do garoto”

(     ) “o garoto”

(     ) “um guarda de verdade”

 

Questão 7 – No período “Prende Chuí e o leva chorando para o distrito.”, o sujeito do verbo transitivo direto “Prende” é:

(     ) oculto

(     ) simples

(     ) indeterminado

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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