Atividade de português: Verbos no tempo presente – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os verbos no tempo presente. Vamos entender o papel que eles desempenham no contexto comunicativo? Para tal, responda às variadas questões que exploram os verbos no presente no texto sobre o livro Meu tataravô era africano. Segundo o autor do texto, essa obra traz de modo didático, ao mesmo tempo, artístico, um pouco da história e da cultura afro-brasileira.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Meu tataravô era africano

            […] Meu tataravô era africano, da Difusão Cultural do Livro, escrito por Georgina Martins e Teresa Silva Telles, com ilustrações de Mauricio Negro, traz de modo didático, ao mesmo tempo, artístico, um pouco da história e da cultura afro-brasileira.

            Um menino e seu avô percorrem toda a trajetória dos negros na formação de nosso povo, desde a saída da África nos porões dos navios, mostrando as rotas de escravos até a difícil chegada e condições de permanência dos cativos nas senzalas. Ilustrado com obras e fragmentos de grandes intelectuais e artistas, desfilam em meio ao texto, Gilberto Freyre, Debret, Gilberto Gil, Castro Alves, Pe. Antônio Vieira, Rugendas, entre outros. 

            O garoto Inácio ouve muitas histórias de seu avô, mas também repassa e corrige, sob orientação da professora, erros nos discursos didáticos de sua escola, discutindo conceitos e preconceitos históricos e cotidianos. Recolhendo informações de livros, mapas, músicas, danças, religião e culinária, os dois traduzem a herança africana que encontraram em terras brasileiras, um jeito híbrido e, curiosamente, singular de resistência.

Cleber Fabiano da Silva. Disponível em: <http://blogdoprolij.blogspot.com>.

 

Questões

 

Questão 1 – Grife o verbo no tempo presente na passagem inicial do texto:

“[…] Meu tataravô era africano, da Difusão Cultural do Livro, escrito por Georgina Martins e Teresa Silva Telles, com ilustrações de Mauricio Negro, traz de modo didático, ao mesmo tempo, artístico, um pouco da história e da cultura afro-brasileira.”

 

Questão 2 – Identifique o sujeito do verbo no presente grifado anteriormente:

a) “Meu tataravô era africano

b) “Georgina Martins”

c) “Teresa Silva Telles”

d) “Mauricio Negro”

 

Questão 3 – O vocábulo “artístico” modifica o sentido do verbo grifado na questão 1, indicando:

a) meio

b) lugar

c) modo

d) tempo

 

Questão 4 – No segmento “Um menino e seu avô percorrem toda a trajetória dos negros na formação de nosso povo […]”, o verbo no presente “percorrem” exprime:

a) uma ação do menino e do seu avô.

b) um estado do menino e do seu avô.

c) um atributo do menino e do seu avô.

d) um modo de ser do menino e do seu avô.

 

Questão 5 – Na oração “[…] desfilam em meio ao texto […]”, o sujeito do verbo no presente é:

a) oculto

b) simples

c) composto

d) indeterminado

 

Questão 6 – No trecho “O garoto Inácio ouve muitas histórias de seu avô, mas também repassa e corrige […]”, os verbos no presente foram empregados no modo indicativo para exprimir:

a) fatos certos na vida do garoto Inácio.

b) fatos impostos na vida do garoto Inácio.

c) fatos aparentes na vida do garoto Inácio.

d) fatos hipotéticos na vida do garoto Inácio.

 

Questão 7 – Os verbos no presente, analisados anteriormente, compõem:

a) uma resenha do livro “Meu tataravô era africano”.

b) uma crônica sobre o livro “Meu tataravô era africano”.

c) uma reportagem sobre o livro “Meu tataravô era africano”.

d) um artigo de opinião sobre o livro “Meu tataravô era africano”.

 

Questão 8 – O tempo verbal presente predomina no texto lido para:

a) destacar que o tema do livro é atual.

b) estabelecer a proximidade do leitor com a história do livro.

c) expor situações comuns na vida dos personagens do livro.

d) apresentar fatos que estão acontecendo na vida dos personagens do livro.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: