Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os verbos no pretérito imperfeito. O que eles indicam? Fatos efêmeros no passado, fatos contínuos no passado ou fatos esporádicos no passado? Vamos descobrir? Para isso, responda às variadas questões elaboradas com base no texto sobre o Undôkai! Já ouviu falar dele?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Undôkai – estudo e diversão

    Nas escolas japonesas, no início da imigração, as crianças, além de estudar, realizavam muitas atividades de lazer, como era hábito no Japão. Costumavam organizar o undôkai, que em português pode ser entendido como gincana. No Japão, essas gincanas eram festas, originalmente, em comemoração ao aniversário do imperador e incluíam competições, música, teatrinho etc.

    As crianças, em especial os meninos, que chegaram aqui no início da imigração gostavam de brincar de guerreiro (samurai), porque _____________ histórias sobre eles nos livros que liam em ruas das cidades onde se fixaram, os pequenos japoneses brincavam, muitas vezes, com outras crianças de famílias não japonesas, o que os ajudava a aprenderem o português e a adquirirem outros costumes. Nessas brincadeiras, as crianças brasileiras também aprendiam bastante.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 192. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Aponte o trecho que contém um verbo no pretérito imperfeito:

(     ) “[…] as crianças, além de estudar, realizavam muitas atividades de lazer […]”

(     ) “As crianças, em especial os meninos, que chegaram aqui no início da imigração […]”

(     ) “[…] em ruas das cidades onde se fixaram […]”

 

Questão 2 – Sublinhe o verbo no pretérito imperfeito neste período do texto:

“Costumavam organizar o undôkai, que em português pode ser entendido como gincana.”

 

Questão 3 – No período exposto acima, o verbo sublinhado foi empregado no pretérito imperfeito para indicar um fato:

(     ) efêmero no passado.

(     ) contínuo no passado.

(     ) esporádico no passado.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] incluíam competições, música, teatrinho etc.”, o verbo no pretérito imperfeito exigiu complemento sem preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 5 – Releia esta frase do texto:

“[…] gostavam de brincar de guerreiro (samurai), porque _____________ histórias sobre eles nos livros […]”

O espaço indicado deve ser preenchido com o verbo “conhecer” no pretérito imperfeito. Aponte-o:

(     ) “conheceram”.

(     ) “conheciam”.

(     ) “conheceriam”.

 

Questão 6 – No segmento “[…] que liam em ruas das cidades […]”, o sujeito do verbo no pretérito imperfeito “liam” é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) indeterminado.

 

Questão 7 – Em “[…] o que os ajudava […]”, o complemento do verbo no pretérito imperfeito é:

(     ) um artigo definido que retoma “os pequenos japoneses”.

(     ) um pronome pessoal que retoma “os pequenos japoneses”.

(     ) um pronome demonstrativo que retoma “os pequenos japoneses”.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] as crianças brasileiras também aprendiam bastante.”, o advérbio grifado modifica o sentido do verbo no pretérito imperfeito, indicando:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 9 – Os verbos no pretérito imperfeito, analisados nas questões, estão no modo:

(     ) indicativo.

(     ) subjuntivo.

(     ) imperativo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: