Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os verbos no pretérito imperfeito. O que eles indicam? Fatos efêmeros no passado, fatos contínuos no passado ou fatos esporádicos no passado? Vamos descobrir? Para isso, responda às variadas questões elaboradas com base no texto sobre o Undôkai! Já ouviu falar dele?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Undôkai – estudo e diversão
Nas escolas japonesas, no início da imigração, as crianças, além de estudar, realizavam muitas atividades de lazer, como era hábito no Japão. Costumavam organizar o undôkai, que em português pode ser entendido como gincana. No Japão, essas gincanas eram festas, originalmente, em comemoração ao aniversário do imperador e incluíam competições, música, teatrinho etc.
As crianças, em especial os meninos, que chegaram aqui no início da imigração gostavam de brincar de guerreiro (samurai), porque _____________ histórias sobre eles nos livros que liam em ruas das cidades onde se fixaram, os pequenos japoneses brincavam, muitas vezes, com outras crianças de famílias não japonesas, o que os ajudava a aprenderem o português e a adquirirem outros costumes. Nessas brincadeiras, as crianças brasileiras também aprendiam bastante.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 192. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Aponte o trecho que contém um verbo no pretérito imperfeito:
( ) “[…] as crianças, além de estudar, realizavam muitas atividades de lazer […]”
( ) “As crianças, em especial os meninos, que chegaram aqui no início da imigração […]”
( ) “[…] em ruas das cidades onde se fixaram […]”
Questão 2 – Sublinhe o verbo no pretérito imperfeito neste período do texto:
“Costumavam organizar o undôkai, que em português pode ser entendido como gincana.”
Questão 3 – No período exposto acima, o verbo sublinhado foi empregado no pretérito imperfeito para indicar um fato:
( ) efêmero no passado.
( ) contínuo no passado.
( ) esporádico no passado.
Questão 4 – No fragmento “[…] incluíam competições, música, teatrinho etc.”, o verbo no pretérito imperfeito exigiu complemento sem preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 5 – Releia esta frase do texto:
“[…] gostavam de brincar de guerreiro (samurai), porque _____________ histórias sobre eles nos livros […]”
O espaço indicado deve ser preenchido com o verbo “conhecer” no pretérito imperfeito. Aponte-o:
( ) “conheceram”.
( ) “conheciam”.
( ) “conheceriam”.
Questão 6 – No segmento “[…] que liam em ruas das cidades […]”, o sujeito do verbo no pretérito imperfeito “liam” é:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) indeterminado.
Questão 7 – Em “[…] o que os ajudava […]”, o complemento do verbo no pretérito imperfeito é:
( ) um artigo definido que retoma “os pequenos japoneses”.
( ) um pronome pessoal que retoma “os pequenos japoneses”.
( ) um pronome demonstrativo que retoma “os pequenos japoneses”.
Questão 8 – Na passagem “[…] as crianças brasileiras também aprendiam bastante.”, o advérbio grifado modifica o sentido do verbo no pretérito imperfeito, indicando:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 9 – Os verbos no pretérito imperfeito, analisados nas questões, estão no modo:
( ) indicativo.
( ) subjuntivo.
( ) imperativo.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.