Início Atividades Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano

Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os verbos no pretérito imperfeito. O que os verbos nesse tempo verbal indicam no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram os verbos no pretérito imperfeito no interessante texto A história dos trens!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A história dos trens

    No passado, a maioria das pessoas trabalhava como artesãos ou agricultores e passava a vida toda no mesmo lugar. Nas poucas ocasiões em que era necessário viajar, utilizavam as diligências do correio, um serviço em que carruagens puxadas a cavalos transportavam passageiros de um lugar a outro por estradas esburacadas. As chuvas atrapalhavam a viagem e, com frequência, os grupos sofriam assaltos.

    Mais tarde, com a Revolução Industrial e o surgimento das máquinas, fez-se necessário encontrar um meio rápido de transportar os produtos fabricados para entrega e venda em outras cidades. A primeira solução para isso foi afixar trilhos a um caminho de cascalho, por onde passavam vagões puxados por cavalos.

    O novo meio de transporte, porém, era lento e limitado. Por isso, engenheiros e construtores debruçaram-se sobre o desenvolvimento de uma máquina capaz de substituir os animais nessa função. Em 1804, o primeiro trem com locomotiva a vapor viajou entre Liverpool e Manchester, na Inglaterra.

    Embora muitas pessoas tenham ficado maravilhadas com a nova tecnologia, outras tinham dúvidas sobre os benefícios do trem e até medo da invenção! Elas diziam, por exemplo, que as paisagens passando tão rápido pelas janelas poderiam fazer com que os passageiros perdessem o juízo. Imagine se elas vissem os ônibus e aviões que temos hoje…

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 243. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Observe esta passagem do texto:

“No passado, a maioria das pessoas trabalhava como artesãos ou agricultores e passava a vida toda no mesmo lugar.”

 

Na passagem acima, o emprego no singular dos verbos no pretérito imperfeito é:

(     ) proibido

(     ) opcional

(     ) obrigatório

 

Questão 2 – Na oração “As chuvas atrapalhavam a viagem […]”, o verbo “atrapalhar” está no pretérito imperfeito para expressar:

(     ) um fato efêmero no passado.

(     ) um fato hipotético no passado.

(     ) um fato constante no passado.

 

Questão 3 – No trecho “[…] com frequência, os grupos sofriam assaltos.”, a locução adverbial sublinhada modifica o sentido do verbo no pretérito imperfeito, indicando:

(     ) lugar

(     ) modo

(     ) tempo

 

Questão 4 – No segundo parágrafo do texto, o verbo no pretérito imperfeito “passavam” tem como sujeito:

(     ) “os produtos fabricados para entrega e venda”

(     ) “trilhos a um caminho de cascalho”

(     ) “vagões puxados por cavalos”

 

Questão 5 – Grife o verbo no pretérito imperfeito neste segmento:

“O novo meio de transporte, porém, era lento e limitado.”

 

O verbo no pretérito imperfeito grifado anteriormente é:

(     ) de ligação

(     ) intransitivo

(     ) transitivo direto

 

Questão 6 – O verbo sublinhado foi flexionado no pretérito imperfeito na frase:

(     ) “Por isso, engenheiros e construtores debruçaram-se sobre o desenvolvimento […]”

(     ) “[…] o primeiro trem com locomotiva a vapor viajou entre Liverpool e Manchester […]”

(     ) “[…] outras tinham dúvidas sobre os benefícios do trem e até medo da invenção!”

 

Questão 7 – Os verbos no pretérito imperfeito, analisados anteriormente, exprimem certezas. Por isso, foram usados no modo:

(     ) indicativo

(     ) subjuntivo

(     ) imperativo

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário