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Atividade de português: Verbos no pretérito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos verbos no pretérito. Pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito? Você sabe a diferença? Vamos aprender? As questões propostas são com base no reflexivo texto Estranha é a cabeça das pessoas, escrito por Ignácio de Loyola Brandão.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

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Leia:

Estranha é a cabeça das pessoas

    Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores, esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:

    – Matei mesmo essa maldita árvore.

    – Por quê?

    – Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

    Um choque, espanto.

Ignácio de Loyola Brandão. “Manifesto verde”. São Paulo, Global.

 

Questões

Questão 1 – “Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível”. O verbo no pretérito “morei” compõe uma frase dita:

a) pela vizinha de meia-idade.

b) pelo técnico do Instituto Botânico.

c) pelo narrador-personagem do texto.

d) por um vizinho do narrador-personagem.

 

Questão 2 – O verbo no pretérito sublinhado retoma a “árvore incrível” em:

a) “[…] enchia a calçada de cores.”

b) “[…] ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores […]”

c) “[…] esquecíamos o cinza que nos envolvia […]”

d) “[…] e vinha do asfalto, do concreto, do cimento […]”

 

Questão 3 – “Percebi certo dia que a árvore começava a morrer”. Aponte o verbo no pretérito que substitui, com precisão, o verbo que introduz esse período do texto:

a) Vi

b) Notei

c) Entendi

d) Deduzi

 

Questão 4 –  No trecho “Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha”, o verbo evidenciado indica, em relação ao momento da fala, um fato:

a) previsível

b) concluído

c) hipotético

d) contínuo

 

Questão 5 – Leia atentamente as orações e, em seguida, sublinhe os verbos no tempo pretérito que as compõem:

a) “Pedi ao Instituto Botânico que […]”

b) “Cheios de suspeitas, fomos até ela […]”

c) “[…] e ela respondeu com calma, os olhos brilhando […]”

d) “– Matei mesmo essa maldita árvore.”

 

Questão 6 – Os verbos, sublinhados nas orações acima, foram flexionados no pretérito:

a) imperfeito

b) perfeito

c) mais-que-perfeito

d) futuro do pretérito

 

Questão 7 – Identifique a passagem do texto em que se registra o emprego de um verbo no pretérito mais-que-perfeito. Em seguida, grife-o:

R:

 

Questão 8 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:

a) expositivo

b) argumentativo

c) descritivo

d) narrativo

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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