Atividade de português: Verbos no pretérito – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, aborda os verbos no pretérito. O que eles indicam? Fatos inacabados ou encerrados? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram esses verbos na fábula A raposa e a cegonha!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A raposa e a cegonha

    Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.

    Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha com seu bico comprido mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada e perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.

    Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.” Moral: “Trate os outros tal como deseja ser tratado.”

“FÁBULAS de Esopo”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a passagem em que o verbo sublinhado está no tempo pretérito:

(     ) “Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.”

(     ) “Não posso reclamar da cegonha.”

(     ) “Trate os outros tal como deseja ser tratado.”

 

Questão 2 – No período “Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.”, o sujeito do verbo no pretérito “serviu” está oculto. Aponte-o:

 

Questão 3 – No segmento “A raposa fingiu que estava preocupada […]”, o verbo no pretérito “estava” indica:

(     ) uma ação da raposa.

(     ) um estado da raposa.

(     ) uma característica da raposa.

 

Questão 4 – Na oração “[…] agradeceu muito a gentileza da raposa […]”, o termo “muito”:

(     ) explica o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.

(     ) intensifica o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.

(     ) complementa o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.

 

Questão 5 – No fragmento “Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome […]”, a expressão grifada modifica o sentido do verbo no pretérito “chegou”, indicando:

(     ) modo

(     ) lugar

(     ) tempo

 

Questão 6 – Em “[…] a raposa se sentou lambendo os beiços […]”, o verbo no pretérito “sentou”:

(     ) foi empregado na voz ativa.

(     ) foi empregado na voz passiva.

(     ) foi empregado na voz reflexiva.

 

Questão 7 – Na parte “[…] as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.”, o verbo no pretérito “escorriam” expressa:

(     ) um fato contínuo no momento da fala.

(     ) um fato hipotético no momento da fala.

(     ) um fato encerrado no momento da fala.

 

Questão 8 – Na oração “Ela aprendeu muito bem a lição.”, o verbo no pretérito “aprendeu” exigiu complemento sem preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo

(     ) transitivo direto

(     ) transitivo indireto

 

Questão 9 – Na parte “Enquanto ia andando […]”, o verbo no pretérito forma uma locução com:

(     ) um verbo no infinitivo.

(     ) um verbo no gerúndio.

(     ) um verbo no particípio.

 

Questão 10 – Os verbos analisados anteriormente compõem um texto, que tem o objetivo de:

(     ) noticiar um fato.

(     ) debater um assunto.

(     ) dar um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: