Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, aborda os verbos no pretérito. O que eles indicam? Fatos inacabados ou encerrados? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram esses verbos na fábula A raposa e a cegonha!
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Leia:
A raposa e a cegonha
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.
Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha com seu bico comprido mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada e perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.” Moral: “Trate os outros tal como deseja ser tratado.”
“FÁBULAS de Esopo”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.
Questões
Questão 1 – Identifique a passagem em que o verbo sublinhado está no tempo pretérito:
( ) “Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.”
( ) “Não posso reclamar da cegonha.”
( ) “Trate os outros tal como deseja ser tratado.”
Questão 2 – No período “Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.”, o sujeito do verbo no pretérito “serviu” está oculto. Aponte-o:
Questão 3 – No segmento “A raposa fingiu que estava preocupada […]”, o verbo no pretérito “estava” indica:
( ) uma ação da raposa.
( ) um estado da raposa.
( ) uma característica da raposa.
Questão 4 – Na oração “[…] agradeceu muito a gentileza da raposa […]”, o termo “muito”:
( ) explica o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.
( ) intensifica o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.
( ) complementa o sentido do verbo no pretérito “agradeceu”.
Questão 5 – No fragmento “Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome […]”, a expressão grifada modifica o sentido do verbo no pretérito “chegou”, indicando:
( ) modo
( ) lugar
( ) tempo
Questão 6 – Em “[…] a raposa se sentou lambendo os beiços […]”, o verbo no pretérito “sentou”:
( ) foi empregado na voz ativa.
( ) foi empregado na voz passiva.
( ) foi empregado na voz reflexiva.
Questão 7 – Na parte “[…] as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.”, o verbo no pretérito “escorriam” expressa:
( ) um fato contínuo no momento da fala.
( ) um fato hipotético no momento da fala.
( ) um fato encerrado no momento da fala.
Questão 8 – Na oração “Ela aprendeu muito bem a lição.”, o verbo no pretérito “aprendeu” exigiu complemento sem preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo
( ) transitivo direto
( ) transitivo indireto
Questão 9 – Na parte “Enquanto ia andando […]”, o verbo no pretérito forma uma locução com:
( ) um verbo no infinitivo.
( ) um verbo no gerúndio.
( ) um verbo no particípio.
Questão 10 – Os verbos analisados anteriormente compõem um texto, que tem o objetivo de:
( ) noticiar um fato.
( ) debater um assunto.
( ) dar um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.