Atividade de português: Verbos no presente – 7º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do sétimo ano, aborda os verbos no presente. Que tal estudar os verbos nesse tempo verbal? Para isso, responda às variadas questões com base no texto que nos conta sobre o livro Trocoscópio, ilustrado por Bernardo Carvalho! Trocoscópio é uma fabulosa máquina de reinventar o mundo, de embaralhar as peças e reorganizá-las, mostrando tudo com novas e inesperadas arrumações. Quer saber mais sobre esse curioso livro? Então, leia o texto e, depois, não deixe de estudar os verbos no tempo presente!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                   DATA:

PROF:                                                        TURMA:

NOME:

Verbos no tempo presente

Leia:

Brincando de reinventar o mundo

    Há livros que não precisam ter palavras para serem muito legais. Também não precisam ter ilustrações fáceis de reconhecer para serem muito interessantes. Trocoscópio é assim. Ilustrado por Bernardo Carvalho, ele propõe uma ideia simples: um desenho feito com 142 peças coloridas, entre triângulos, círculos, retângulos, quadrados… A cada página, uma peça é retirada e colocada no espaço em branco, ao lado. Aos poucos, o que não tinha nada começa a formar alguma coisa. E o que tinha tudo vai mudando a cara, se transformando em outras formas até se desmanchar por completo. E contar uma nova história.

    É preciso olhar bem para encontrar o sentido de tudo isso. Logo no começo, se você reparar, vai ver que a ilustração tinha fábricas, carrinhos, chaminés, fumaça, fogo e até o sinal de radioatividade. Então, cada elemento vai saindo e se combinando de outra forma. É gostoso perder tempo olhando onde ele estava e em que lugar foi parar. Até que, num virar de páginas, aparece ao lado um jacaré e algumas flores. Então, surge um cavalo e uma libélula roxinha. Depois, um elefante e um rinoceronte. Olhando bem, você verá passarinhos, insetos. É o milagre da imaginação correndo nessa ideia genial de Bernardo. Como o próprio livro diz: “Trocoscópio é uma fabulosa máquina de reinventar o mundo, de embaralhar as peças e reorganizá-las, mostrando tudo com novas e inesperadas arrumações”.

    E sabe o que é mais legal? Que Bernardo acaba dando uma ideia incrível para todos nós: basta pegar papéis coloridos, recortar várias formas neles e, depois de tudo pronto, começar a criar ilustrações com elas. Depois, ir tirando as peças aos poucos e criando outras. Você pode até brincar de adivinhar com um amigo: a cada peça, um palpite! Não é muito legal? 

Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Também não precisam ter ilustrações fáceis de reconhecer para serem muito interessantes.”, o verbo no presente “precisam” refere-se:

(     ) aos livros.

(     ) às palavras.

(     ) às ilustrações.

 

Questão 2 – O verbo no presente “precisam” compõe uma parte do texto, em que a autora:

(     ) faz um alerta.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) apresenta uma citação.

 

Questão 3 – Há verbo no presente no segmento:

(     ) “[…] olhando onde ele estava e em que lugar foi parar.”

(     ) “Até que, num virar de páginas, aparece ao lado um jacaré […]”

(     ) “Olhando bem, você verá passarinhos, insetos.”

 

Questão 4 – Em “[…] ele propõe uma ideia simples […]”, o verbo no presente “propõe” exprime:

(     ) uma ação do Trocoscópio.

(     ) uma ação do Bernardo Carvalho.

(     ) uma ação de um desenho.

 

Questão 5 – No período “A cada página, uma peça é retirada e colocada no espaço em branco, ao lado.”, o verbo no presente “é” forma uma locução com:

(     ) um infinitivo

(     ) um gerúndio

(     ) um particípio

 

Questão 6 – No trecho “Depois, um elefante e um rinoceronte.”, um verbo no presente está oculto. Aponte-o:

(     ) “vai”

(     ) “aparece”

(     ) “surge”

 

Questão 7 – Na frase “Você pode até brincar de adivinhar com um amigo: a cada peça, um palpite!”, com o uso do verbo no presente “pode”, a autora do texto:

(     ) faz um convite ao leitor.

(     ) dá uma instrução ao leitor.

(     ) expressa um desejo ao leitor.

 

Questão 8 – Os verbos no presente, analisados ao longo das questões anteriores, compõem:

(     ) um conto sobre o Trocoscópio.

(     ) uma resenha do livro Trocoscópio.

(     ) uma reportagem sobre o livro Trocoscópio.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: