Início Série8º ano Atividade de português: Verbos no modo indicativo – 8º ano

Atividade de português: Verbos no modo indicativo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os verbos no modo indicativo. O que os verbos nesse modo verbal indicam? Vamos aprender? Para tanto, responda às variadas questões que exploram o modo indicativo no texto Maneiras de encontrar planetas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Maneiras de encontrar planetas

    Há vários métodos de detecção de planetas extra-solares, sendo que, em todos, quanto maior a massa do planeta e menor a da estrela, mais fácil é a detecção do planeta extra-solar. Quer conhecer um dos métodos mais utilizados? Então, saiba que ele é baseado na observação e no monitoramento da quantidade de luz emitida por uma estrela. Em condições ideais de observação, se a estrela possui um planeta, quando ele passar entre ela e o telescópio, haverá uma diminuição na quantidade de luz recebida da estrela por esse equipamento. Afinal, é como se um eclipse acontecesse: o planeta cobre um pedacinho da estrela. Quando ela termina, porém, a quantidade de luz recebida volta ao normal. Monitorando essa variação na quantidade de luz recebida da estrela, é possível determinar se há ou não um planeta em sua órbita. Sabendo disso, dá para entender por que ainda não foram encontrados sistemas planetários parecidos com o nosso: quanto maior for o planeta ou quanto menor for a estrela, maiores serão os efeitos causados na luz emitida pela estrela, usada para a detecção do planeta. Daí porque é mais fácil encontrar planetas bem maiores, e, portanto, com muito mais massa do que o nosso.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 197. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho em que o verbo destacado está no modo indicativo:

(     ) “Então, saiba que ele é baseado na observação e no monitoramento da quantidade […]”

(     ) “[…] quanto maior for o planeta ou quanto menor for a estrela […]”

(     ) “[…] maiores serão os efeitos causados na luz emitida pela estrela […]”

 

Questão 2 – No trecho identificado anteriormente, o verbo está no modo indicativo para exprimir:

(     ) uma certeza.

(     ) uma suposição.

(     ) uma orientação.

 

Questão 3 – Em “ vários métodos de detecção de planetas […]”, o verbo no indicativo grifado:

(     ) não tem sujeito.

(     ) tem sujeito oculto.

(     ) tem sujeito indeterminado.

 

Questão 4 – No período “Afinal, é como se um eclipse acontecesse: o planeta cobre um pedacinho da estrela.”, só um verbo não foi empregado no modo indicativo. Aponte-o:

(     ) “é”.

(     ) “acontecesse”.

(     ) “cobre”.

 

Questão 5 – Observe os verbos sublinhados neste fragmento do texto:

“Quando ela termina, porém, a quantidade de luz recebida volta ao normal.”

 

Leia o que se afirma sobre os verbos sublinhados no fragmento acima:

I. Os verbos “termina” e “volta” estão no tempo presente.

II. Os verbos “termina” e “volta” estão no modo indicativo.

III. Os verbos “termina” e “volta” referem-se à 3ª pessoa do singular.

 

Está correto o que se afirma em:

(     ) I e II.

(     ) I e III.

(     ) I, II e III.

 

Questão 6 – Na parte “Sabendo disso, dá para entender […]”, o verbo no modo indicativo “dá” exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] por que ainda não foram encontrados sistemas planetários parecidos com o nosso […]”, a locução verbal no indicativo expressa um fato:

(     ) concluído.

(     ) hipotético.

(     ) inacabado.

 

Questão 8 – Os verbos no modo indicativo, analisados ao longo das questões, compõem um texto com fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário