Atividade de português: Verbos no modo indicativo – 8º ano

   Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda verbos no modo indicativo. O que eles exprimem no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para tal, responda às questões que se referem ao texto Sobre o Instituto Palavra Aberta!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com gabarito.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sobre o Instituto Palavra Aberta

    O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que defende a plena liberdade de ideias, pensamentos e opiniões.

    Por meio do seu programa EducaMídia, tem como objetivo difundir a educação midiática no Brasil, assim como fornecer suporte e ferramentas para que o público infantojuvenil desenvolva as habilidades necessárias para a obtenção de informação de forma segura e responsável.

    Com esse propósito, atua prioritariamente junto aos professores e educadores dos Ensinos Fundamental e Médio, com utilização de um currículo de educação midiática alinhado às competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

 

Questão 1 – Sublinhe os verbos no modo indicativo que compõem este segmento do texto:

“O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que defende a plena liberdade […]”

 

Questão 2 – Na passagem “[…] tem como objetivo difundir a educação midiática no Brasil […]”, o sujeito do verbo no modo indicativo está oculto. Identifique-o:

 

 

Questão 3 – No trecho “[…] para que o público infantojuvenil desenvolva as habilidades necessárias […]”, o verbo “desenvolver” foi flexionado no modo:

(     ) indicativo.

(     ) subjuntivo.

(     ) imperativo.

 

Questão 4 – Em “[…] atua prioritariamente junto aos professores e educadores […]”, o advérbio acrescenta ao verbo no modo indicativo uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Pode-se concluir que os verbos no modo indicativo exprimem:

(     ) certezas.

(     ) orientações.

(     ) possibilidades.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: