Início Série8º ano Atividade de português: Verbos no gerúndio – 8º ano

Atividade de português: Verbos no gerúndio – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre verbos no gerúndio. Que tal analisar os verbos nessa forma nominal no texto As plantas e os riachos? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

As plantas e os riachos 

    Há cerca de 350 espécies de peixes vivendo em riachos apenas na Mata Atlântica, mais de 50 delas estão oficialmente ameaçadas. A destruição da floresta afeta a vida dos peixes. Quando desmatamos as margens dos riachos, elas são facilmente escavadas pela força da água, e a borda do rio começa a ceder, caindo na água e formando bancos de areia. O rio, então, vai ficando cada vez mais raso, é o que chamamos de assoreamento. Além disso, a água fica mais turva, e os peixes passam a ter dificuldade para encontrar alimento e parceiros para reprodução.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 282. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Assinale o trecho que contém um verbo no gerúndio:

(     ) “Há cerca de 350 espécies de peixes vivendo em riachos apenas na Mata Atlântica […]”

(     ) “[…] elas são facilmente escavadas pela força da água […]”

(     ) “[…] os peixes passam a ter dificuldade para encontrar alimento e parceiros […]”

 

Questão 2 – No segmento “[…] a borda do rio começa a ceder, caindo na água […]”, o verbo no gerúndio exprime:

(     ) uma ação.

(     ) um estado.

(     ) uma característica.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] formando bancos de areia.”, o verbo no gerúndio é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 4 – Observe este fragmento do texto:

“O rio, então, vai ficando cada vez mais raso, é o que chamamos de assoreamento.”

 Nesse fragmento, há uma locução formada com um verbo no gerúndio. Identifique-a:

 

Questão 5 – A locução verbal identificada anteriormente foi empregada no tempo:

(     ) pretérito.

(     ) presente.

(     ) futuro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário