Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Usos da vírgula – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Usos da vírgula – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda usos da vírgula. Você dúvidas com relação a esse sinal de pontuação? Então, responda às variadas questões propostas que exploram as vírgulas no texto Breve visita aos países parlamentaristas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Breve visita aos países parlamentaristas 

    Alguns países parlamentaristas são monarquistas, como Espanha e Inglaterra. Nessas nações, existe um rei ou uma rainha, mas quem governa, de fato, é o primeiro-ministro. O soberano cumpre apenas um papel simbólico, pois não tem poder de decisão algum. Países como Portugal e Israel, por sua vez, são repúblicas parlamentaristas. Neles, existe a figura do presidente da República e a do primeiro-ministro. Dependendo do país, o presidente da República – eleito diretamente pelos cidadãos em eleições – pode ter mais ou menos poder. Na França, por exemplo, ele é responsável pela defesa nacional e pelas relações que seu país mantém com outras nações. Já em Israel por outro lado não tem poder de mando. Isso cabe, na verdade, ao primeiro-ministro.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 173. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Alguns países parlamentaristas são monarquistas, como Espanha e Inglaterra.”, a vírgula introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 2 – No trecho “Nessas nações, existe um rei ou uma rainha […]”, a vírgula separa uma expressão que retoma:

(     ) “países parlamentaristas”.

(     ) “monarquistas”.

(     ) “Espanha e Inglaterra”.

 

Questão 3 – Em “[…] existe um rei ou uma rainha, mas quem governa […]”, a vírgula separa orações coordenadas:

(     ) aditivas.

(     ) conclusivas.

(     ) adversativas.

 

Questão 4 – Releia este período do texto:

 “O soberano cumpre apenas um papel simbólico, pois não tem poder de decisão algum.”

Nesse período do texto, a vírgula antecede uma conjunção que poderia ser substituída por:

(     ) “porém”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 5 – Na frase “Neles, existe a figura do presidente da República e a do primeiro-ministro.”, a vírgula isola o termo “Neles” que se refere:

 R.

 

Questão 6 – Na parte “Dependendo do país, o presidente da República – eleito diretamente pelos cidadãos em eleições – pode ter mais ou menos poder.”, a vírgula indica:

(     ) uma enumeração.

(     ) uma intercalação.

(     ) um deslocamento.

 

Questão 7 – Note que o trecho abaixo foi transcrito sem as vírgulas. Reescreva-o no espaço apresentado, colocando-as:

“Já em Israel por outro lado não tem poder de mando.”

 

Questão 8 – No segmento “Na França, por exemplo, ele é responsável pela defesa nacional […]”, a primeira vírgula separa:

(     ) um aposto.

(     ) um adjunto adverbial.

(     ) um adjunto adnominal.

 

Questão 9 – No fragmento “Isso cabe, na verdade, ao primeiro-ministro.”, a vírgula sinaliza uma expressão que exprime:

(     ) uma ênfase.

(     ) uma restrição.

(     ) uma retificação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário