Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, visa ao estudo dos tipos de verbo no predicado. Você sabe quando um verbo é intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou um verbo de ligação? Vamos entender? As variadas questões propostas são com base no texto O menino e o arco-íris, escrito por Ferreira Gullar.
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PROF: TURMA:
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Leia:
O menino e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?
GULLAR, Ferreira. “O menino e o arco-íris”. São Paulo: Ática, 2001. p. 5.
Questões
Questão 1 – No trecho “Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão […]”, o termo “os” retoma o complemento dos verbos “apalpar”, “morder” e “jogar”. Identifique-o:
R:
Questão 2 – O verbo “era” é intransitivo em:
a) “Era uma vez um menino curioso e entediado.”
b) “Já era alguma coisa […]”
c) “[…] no fim de tudo era vidro e só vidro.”
d) “A margem de lá era igual à de cá.”
Questão 3 – Na passagem “[…] e continuou entediado como sempre.”, o verbo “continuou” indica:
a) uma ação do menino.
b) um atributo do menino.
c) um modo de ser do menino.
d) um estado do menino.
Questão 4 – Classifique o verbo que compõe a frase, numerando conforme indicação:
- Verbo intransitivo
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direito e indireto
( ) “[…] uma resposta que os objetos não lhe davam.”
( ) “Mas logo se acostumou a todos eles […]”
( ) “[…] mas explorava sem cessar a realidade.”
( ) “Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando.”
( ) “O tédio levou o menino aos jogos de azar […]”
Questão 5 – Para concluir, relacione:
- Verbo intransitivo
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direto e indireto
- Verbo de ligação
( ) necessita de complemento com preposição.
( ) liga o predicativo ao sujeito.
( ) necessita de dois complementos: um com e outro sem preposição.
( ) tem sentido completo.
( ) necessita de complemento sem preposição.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.