Início Atividades Atividade de português: Tipos de verbo no predicado – 9º ano

Atividade de português: Tipos de verbo no predicado – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, visa ao estudo dos tipos de verbo no predicado. Você sabe quando um verbo é intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou um verbo de ligação? Vamos entender? As variadas questões propostas são com base no texto O menino e o arco-íris, escrito por Ferreira Gullar.  

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

O menino e o arco-íris

    Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.

    Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.

    Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.

    Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.

    O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!

    Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?

GULLAR, Ferreira. “O menino e o arco-íris”. São Paulo: Ática, 2001. p. 5.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão […]”, o termo “os” retoma o complemento dos verbos “apalpar”, “morder” e “jogar”. Identifique-o:

R:

 

Questão 2 – O verbo “era” é intransitivo em:

a) “Era uma vez um menino curioso e entediado.”

b) “Já era alguma coisa […]”

c) “[…] no fim de tudo era vidro e só vidro.”

d) “A margem de lá era igual à de cá.”

 

Questão 3 – Na passagem “[…] e continuou entediado como sempre.”, o verbo “continuou” indica:

a) uma ação do menino.

b) um atributo do menino.

c) um modo de ser do menino.

d) um estado do menino.

 

Questão 4 – Classifique o verbo que compõe a frase, numerando conforme indicação:

  1. Verbo intransitivo
  2. Verbo transitivo direto
  3. Verbo transitivo indireto
  4. Verbo transitivo direito e indireto

(     ) “[…] uma resposta que os objetos não lhe davam.”

(     ) “Mas logo se acostumou a todos eles […]”

(     ) “[…] mas explorava sem cessar a realidade.”

(     ) “Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando.”

(     ) “O tédio levou o menino aos jogos de azar […]”

 

Questão 5 – Para concluir, relacione:

  1. Verbo intransitivo
  2. Verbo transitivo direto
  3. Verbo transitivo indireto
  4. Verbo transitivo direto e indireto
  5. Verbo de ligação

(     ) necessita de complemento com preposição.

(     ) liga o predicativo ao sujeito.

(     ) necessita de dois complementos: um com e outro sem preposição.

(     ) tem sentido completo.

(     ) necessita de complemento sem preposição.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário