Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, explora os tipos de sujeito. Quando determinado, o sujeito pode ser simples, oculto ou composto. Mas, há casos em que ele não é determinado… Vamos aprender mais sobre eles? Para tal, responda às variadas questões elaboradas com base no texto sobre o livro Indez! Nele, Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre mais uma vez as lembranças e as fantasias da infância e transforma as palavras comuns em prosa poética da mais alta qualidade.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Indez
Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre mais uma vez as lembranças e as fantasias da infância e transforma as palavras comuns em prosa poética da mais alta qualidade.
A narrativa centra-se na visão de um narrador adulto que resgata seu poder infantil de ver o mundo. Ele acompanha com observação apurada a trajetória de vida de Antônio – do nascimento em uma cidadezinha do interior à partida para estudar fora. Foi na estação das águas que Antônio chegou. Dizem que nasceu antes do tempo. Pediram galinhas gordas emprestadas dos vizinhos. Jogaram seu umbigo na correnteza. O esforço do narrador para reconstruir o passado é pleno de fantasia, imaginação e afeto. Porém, mais do que um relato emocionante de uma existência, Indez é o retrato dos hábitos, das crenças e dos valores do interior de Minas Gerais, lugar de origem do escritor.
Disponível em: <https://www.travessa.com.br>.
Questões
Questão 1 – Observe o trecho destacado neste fragmento do texto:
“Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre […]”
Esse trecho exprime:
a) o meio com que o sujeito percorre.
b) o modo com que o sujeito percorre.
c) o tempo com que o sujeito percorre.
d) a intensidade com que o sujeito percorre.
Questão 2 – Em “A narrativa centra-se na visão […]”, o verbo referente ao sujeito “A narrativa”:
a) foi empregado na voz ativa.
b) foi empregado na voz reflexiva.
c) foi empregado na voz passiva analítica.
d) foi empregado na voz passiva pronominal.
Questão 3 – Na oração “Ele acompanha com observação apurada a trajetória de vida […]”, o sujeito simples “Ele” retoma:
a) “Bartolomeu Campos de Queirós”
b) “um narrador adulto”
c) “Antônio”
d) “o escritor”
Questão 4 – Releia:
“Dizem que nasceu antes do tempo.”
Pode-se afirmar que:
a) o sujeito do verbo “Dizem” é inexistente e o sujeito do verbo “nasceu” é oculto.
b) o sujeito do verbo “Dizem” é oculto e o sujeito do verbo “nasceu” é indeterminado.
c) o sujeito do verbo “Dizem” é indeterminado e o sujeito do verbo “nasceu” é oculto.
d) o sujeito do verbo “Dizem” é indeterminado e o sujeito do verbo “nasceu” é simples.
Questão 5 – No segmento “Pediram galinhas gordas emprestadas dos vizinhos.”, o sujeito do verbo grifado é:
a) “galinhas gordas”
b) “vizinhos”
c) oculto
d) indeterminado
Questão 6 – No período “As lembranças e as fantasias da infância compõem a obra Indez.”, o sujeito é composto porque:
a) tem mais de um núcleo.
b) tem mais de uma palavra.
c) tem mais de um substantivo.
d) tem mais de uma palavra substantivada.
Questão 7 – Na parte “Indez é o retrato dos hábitos, das crenças e dos valores do interior de Minas Gerais […]”, o sujeito simples aparece em itálico porque:
a) é pouco usual.
b) é o nome do livro.
c) é de origem estrangeira.
d) foi escrito incorretamente.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.