Início Atividades Atividade de português: Tipos de Sujeito – 9º ano

Atividade de português: Tipos de Sujeito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, propõe a análise dos tipos de sujeito, que compõem o texto que trata do surgimento da cultura do trigo. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A cultura do trigo

    O desenvolvimento e o progresso da humanidade estão intimamente ligados à história do trigo. Em escavações arqueológicas no sul da França e na Suíça, descobriram-se grãos de trigo fossilizados junto a ossos humanos. Esses achados e muitos outros provam que, já em tempos pré-históricos, o trigo era um alimento básico do homem.

    A utilização do trigo começou quando, em algumas regiões do mundo, o homem deixou de ser o nômade que colhia os vegetais à medida que os encontrava, passando ao plantio ordenado de cereais. Acredita-se que as civilizações e o cultivo de grãos surgiram quase ao mesmo tempo, e talvez um em decorrência do outro. […]

Disponível em: <www.agropage.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Relacione conforme indicação:

  1. Sujeito Simples
  2. Sujeito Composto
  3. Sujeito Oculto
  4. Sujeito Indeterminado

(     ) “O desenvolvimento e o progresso da humanidade estão intimamente ligados à história […]”

(     ) “[…] o trigo era um alimento básico do homem.”

(     ) “[…] à medida que os encontrava […]”

(     ) “Acredita-se que as civilizações e o cultivo de grãos […]”

 

Questão 2 – “Acredita-se que as civilizações e o cultivo de grãos surgiram quase ao mesmo tempo […]”, ou seja, quase:

a) inesperadamente

b) experimentalmente

c) antecipadamente

d) simultaneamente

 

Questão 3 –Esses achados e muitos outros provam […]”. O termo destacado substitui:

R:

 

Questão 4 – No trecho “O desenvolvimento e o progresso da humanidade estão intimamente ligados à história do trigo.”, a parte destacada funciona sintaticamente como:

a) complemento nominal

b) predicativo do sujeito

c) adjunto adverbial de tempo

d) complemento verbal

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário