Atividade de português: Tipos de Sujeito – Músicas, “Borboletas” e “Amanheceu, peguei a viola” – 7º ou 8º ano

    Atividade de português, indicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com exercícios para estudo de tipos de sujeito com as músicas, “Borboletas” de Vitor e Léo e “Amanheceu, peguei a viola” do cantor Renato Teixeira.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Tipos de Sujeitos

   Ouça a canção e faça o que se pede.

    Texto I

“Amanheceu, peguei e viola” do cantor Renato Teixeira

    Amanheceu, peguei a viola 
    botei na sacola e fui viajar- 2  x

   Sou cantador e tudo nesse mundo            
    vale pra que eu cante e possa praticar
    A minha arte sapateia as cordas 
   Esse povo gosta de me ouvir cantar
   Amanheceu, peguei a viola 
   botei na sacola e fui viajar
   Amanheceu, peguei a viola 
   botei na sacola e fui viajar
   Ao meio dia eu estava em Mato Grosso
   Do Sul ou do Norte, não sei explicar
   Só sei dizer que foi de tardezinha 
   eu já estava cantando em Belém do Pará
   Amanheceu, peguei a viola 
   botei na sacola e fui viajar
   Amanheceu, peguei a viola 
   botei na sacola e fui viajar
   Em Porto Alegre um tal de coronel
   pediu que eu musicasse uns versos que ele fez para uma “china” que pela poesia 
   nem lá em Pequim se vê tanta altivez…
   

Classifique os sujeitos abaixo, em seguida identifique-os nas orações:

   1.”Amanheceu…”

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito composto

 

 2.” peguei a viola …”

     a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

 

   3.”… botei na sacola…”

   a.(   )sujeito composto

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

 

   4.”… fui viajar…”

   a.(   )sujeito indeterminado

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

 

    5.”… A minha arte sapateia as cordas …”

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )sujeito composto

   c.(   ) sujeito oculto

 

   6.”… Esse povo gosta de me ouvir cantar…”

  a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

 

  7.”… Ao meio dia eu estava em Mato Grosso…”

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito indeterminado

 

   8.”… Lá em Pequim se vê tanta altivez…”

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

 

            Texto II

 Borboletas- Vitor e Léo

   Percebo que o tempo já não passa
   Você diz que não tem graça amar assim
   Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
   Parecido com  borboletas de um jardim                  

   Agora você volta 
   E balança o que eu sentia por outro alguém
   Dividido entre dois mundos
   Sei que estou amando mas ainda não sei quem

   Não sei dizer o que mudou
   Mas nada está igual
   Numa noite estranha,a gente se estranha,e fica mal
   Você tenta provar que tudo em  nós morreu
   Borboletas sempre  voltam
   E o seu jardim sou eu

 

   Após a escuta e a leitura do texto II responda:

 

   9.Analise  o verso  a seguir: “Percebo que o tempo já não passa”.

   O agente da ação verbal expressa pela palavra destacada é?

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

   d.(   ) sujeito indeterminado

 

   10.Na oração…” Você diz que não tem graça amar assim…” Quem é o sujeito? Como podemos classificá-lo?

   a.(   )sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito

   c.(   ) sujeito oculto

   d.(   ) sujeito indeterminado

 

    11.Releia esses versos: “Agora você volta / E balança o que eu sentia por outro alguém.”  

a) Quem é o sujeito do verbo “volta”? Como podemos classificá-lo?

 

    12.Leia os versos abaixo:

   “Dividido entre dois mundos/Sei que estou amando, mas ainda não sei quem…

     Os verbos destacados são respectivamente:

    a.(   )sujeito simples, sujeito simples

   b.(   )oração sem sujeito, sujeito indeterminado

   c.(   ) sujeito oculto, sujeito oculto

   d.(   ) sujeito indeterminado, sujeito composto

 

     13.”… Você tenta provar que tudo em  nós morreu…”

   Como podemos classificar o sujeito dessa oração? Identifique-o.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: