Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os tipos de pronome. Vamos analisar as funções desempenhadas pelos pronomes no curioso texto De onde surgiu a combinação de arroz com feijão? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Tipos de pronome – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Tipos de pronome – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Tipos de pronome – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
De onde surgiu a combinação de arroz com feijão?
O prato típico da cultura brasileira é uma mistura das culturas indígena, asiática e europeia. Entenda como surgiu o costume
O arroz com feijão é tipicamente brasileiro – só Cuba tem um prato semelhante, chamado moros y cristianos, que consiste em feijão preto e arroz cozidos juntos. Mas o hábito de combinar os dois grãos separadamente não é tão antigo quanto parece. Especula-se que o prato tenha se popularizado no final do século 19, quando o arroz ganhou espaço na alimentação brasileira, substituindo as farinhas de milho e de mandioca. “No Norte e Nordeste, a farinha ainda é uma base alimentar muito forte e compete com o arroz”, diz Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi.
De fácil produção e preparo, o feijão já era consumido no Brasil pelos índios com pouco caldo e geralmente misturado a farinha, pimenta e carne. Já o arroz que conhecemos, do tipo Oryza-sativa, é originário da Ásia e foi trazido pelos portugueses. Antes disso, existia outro tipo, chamado milho-d’água, mas que era praticamente ignorado pelos brasileiros. Como até o século 18 não era permitido beneficiar o arroz oriental (processo que envolve lavagem e descascamento), ele era “papado”. “Só em 1766 foi estabelecida uma beneficiadora no Rio de Janeiro, com a permissão do governo português, o que fez com que o arroz ficasse mais soltinho”, afirma Ricardo Antonio Barbosa, professor de História da Gastronomia do Senac-SP.
E quem teve a ideia de misturar os dois? Ninguém sabe. Uma das hipóteses levantadas pelo pesquisador brasileiro Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), em seu livro História da Alimentação no Brasil, é a de que o arroz com feijão começou a ser consumido em 1808 com a chegada de dom João 6º, que introduziu o arroz no rancho dos soldados. De qualquer forma, a mistura é fonte de nutrientes e evita até cáries. Ou seja, um sucesso de nutrição e de sabor.
Lidiane Aires. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] que consiste em feijão preto e arroz cozidos juntos.”, o pronome relativo “que” refere-se:
Questão 2 – Identifique o trecho em que o vocábulo destacado é um pronome indefinido:
( ) “[…] a farinha ainda é uma base alimentar muito forte e compete com o arroz […]”
( ) “[…] o feijão já era consumido no Brasil pelos índios com pouco caldo […]”
( ) “[…] o que fez com que o arroz ficasse mais soltinho […]”
Questão 3 – Em “[…] o prato tenha se popularizado no final do século 19 […]”, o “se” indica:
( ) a voz ativa de “popularizado”.
( ) a voz passiva de “popularizado”.
( ) a voz reflexiva de “popularizado”.
Questão 4 – No segmento “[…] beneficiar o arroz oriental (processo que envolve lavagem e descascamento) […]”, o pronome relativo “que” compõe uma parte que:
( ) avalia o processo de beneficiamento do arroz.
( ) explica o processo de beneficiamento do arroz.
( ) caracteriza o processo de beneficiamento do arroz.
Questão 5 – Na oração “[…] ele era ‘papado’.”, o pronome pessoal desempenha a função de:
( ) retomar
( ) apresentar
( ) complementar
Questão 6 – “Entenda como surgiu o costume”. Tendo em vista contexto acima, o termo destacado poderia ser substituído pelo pronome demonstrativo:
( ) “este”
( ) “esse”
( ) “aquele”
Questão 7 – Na frase “E quem teve a ideia de misturar os dois?”, o “quem” é:
( ) um pronome relativo.
( ) um pronome indefinido.
( ) um pronome interrogativo.
Questão 8 – No fragmento “[…] em seu livro História da Alimentação no Brasil […]”, o pronome sublinhado exprime:
( ) lugar
( ) posse
( ) tempo
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Este foi o melhor site que já visitei
Oi, Dalvanice!
Muito nos motiva a sua opinião sobre o Acessaber!
Agradecemos-lhe a presença!
Fica o nosso convite para que você volte sempre!
Denyse