Atividade de português: Texto argumentativo – 9º ano.

    Atividade de português, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto argumentativo: “Adolescentes discutem maioridade penal”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Adolescentes discutem maioridade penal

    O suplemento jovem atitude reuniu oito adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, para uma discussão sobre a maioridade penal. Todos se mostraram a favor da redução.
    O grupo acredita que, se um adolescente de 16 anos pode votar também pode responder por atos criminosos. Porém, concordaram que essa medida não ira resolver todos os problemas.
    Eles discutiram sobre a superlotação dos presídios, o aumento do tempo da pena para jovens em conflito com a lei e acham que os presídios adultos devem ser separados dos juvenis.
    Se preocupam também com o que adolescentes com menos de 16 anos sejam recrutados por adultos para praticar crimes, mas acreditam que esses adolescentes teriam mais medo de cometer crimes, para não seguir o exemplo dos jovens com mai de 16 anos que vão presos.
    Além disso, eles não concordam que os pais sejam responsabilizados pelos atos dos filhos. Na opinião de Ana Luiza Santana, de 15 anos, melhorar a qualidade de educação no Brasil deveria ser a principal preocupação dos políticos.

Jornal dia, MG

Questões

1) Explique o que é sociedade capitalista.
R.

 

2) Você compraria um imóvel ao lado de um presídio? Explique.
R.

 

3) A impunidade de menores gera mais violência?
R.

 

4) As punições atuais para menores são muito brandas no Brasil?
R.

 

5) Em sua opinião o mais eficiente é educar ou punir?
R.

 

6) Em sua opinião reduzir a maioridade penal afastará crianças e adolescentes do crime?
R.

 

Por Camila Farias

camila pereira de farias:
Veja também: