Atividade de Português, indicada aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, propõe o estudo do tempo pretérito, empregado na construção do texto que nos explica sobre a espiral de Arquimedes.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Tempo Verbal – Pretérito – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Tempo Verbal – Pretérito – 2º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Tempo Verbal – Pretérito – 2º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A espiral de Arquimedes
A cada ano, o Nilo tinha enchentes e, quando as águas voltavam ao normal, os agricultores aravam os seus campos e faziam o plantio. O sol era tão quente e o vale do Nilo tão fértil, que os agricultores conseguiam duas ou três colheitas por ano.
Mas a água era um problema. Durante meses, não havia chuva e os agricultores tinham de carregar manualmente a água necessária, balde a balde, do rio para os seus campos.
Arquimedes observou durante muito tempo o que eles faziam, e pensou que deveria haver uma maneira melhor de executar esse trabalho. Fez planos e diagramas. Procurou um carpinteiro e explicou-lhe o que queria. O carpinteiro sacudiu a cabeça, pois nunca tinha visto nada semelhante, mas executou o plano de Arquimedes.
O que ele construiu foi chamado de “espiral de Arquimedes”, e funcionava mais ou menos assim: uma espiral de madeira, parecida com saca-rolha, encaixava-se em um estojo de forma cilíndrica. A ponta da espiral era colocada na água e a parte de cima ficava sobre a terra. Havia uma manivela na parte superior do instrumento que, acionada, fazia a espiral girar. Enquanto era mantida na água no ângulo adequado, ao girar, elevava a água, que passava sucessivamente de uma espiral a outra, subindo. Assim, a água do Nilo fluía sobre a terra, nos campos.
Passados mais de dois mil anos, os agricultores do Egito ainda usam esse instrumento para irrigar os campos.
Jeanne Bendick. Arquimedes – uma porta para a ciência.
São Paulo: Odysseus, 2002.
Questão 1 – O texto apresenta finalidade:
a) jornalística
b) didática
c) publicitária
d) científica
Questão 2 – No trecho “Passados mais de dois mil anos, os agricultores do Egito ainda usam esse instrumento para irrigar os campos.”, a parte destacada substitui, considerando-se o contexto:
Questão 3 – “A cada ano, o Nilo tinha enchentes e, quando as águas voltavam ao normal, os agricultores aravam os seus campos e faziam o plantio.”
a) Identifique os verbos presentes no segmento acima:
b) Essas formas verbais indicam ações:
( ) iniciadas no passado e que continuam no momento atual.
( ) habituais no passado.
( ) concluídas no passado.
( ) anteriores a outra ação passada.
c) Assinale o tempo em que se encontram os referidos verbos:
( ) pretérito perfeito
( ) pretérito imperfeito
( ) pretérito mais que perfeito
Questão 4 – Em “Arquimedes observou durante muito tempo o que eles faziam, e pensou que deveria haver uma maneira melhor de executar esse trabalho.”, os verbos sublinhados indicam ações ocorridas sob as mesmas circunstâncias temporais? Explique:
Questão 5 – Em “Durante meses, não havia chuva e os agricultores tinham de carregar manualmente a água necessária, balde a balde, do rio para os seus campos.”, a forma verbal grifada exprime:
a) um desejo
b) uma sugestão
c) uma obrigação
d) uma promessa
Questão 6 – A expressão “espiral de Arquimedes” foi colocada entre aspas porque:
a) consiste em uma citação de autoria alheia.
b) indica um termo utilizado pela ciência.
c) é o assunto do texto.
d) designa um conceito pouco conhecido.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.