Atividade de português: Sujeitos determinados – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sujeitos determinados. Sujeito oculto, sujeito simples e sujeito composto! Vamos analisá-los no curioso texto Como funciona a respiração de baleias e golfinhos? Então, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Como funciona a respiração de baleias e golfinhos?

    Que eles são mamíferos você já sabe. Entre muitas particularidades, ser mamífero significa ter pulmões e precisar do oxigênio do ar (e não da água!) para respirar. Então, como é que baleias e golfinhos podem passar a vida debaixo d’água sem se afogar?

    O segredo está em subir à tona para respirar e, claro, ter um fôlego enorme para passar muito tempo debaixo d´água até voltar à superfície novamente. Nós, humanos, como a maioria dos mamíferos, inspiramos e expiramos o tempo todo, e, assim, sem perceber, renovamos o ar de nossos pulmões aos poucos e constantemente. Com os mamíferos aquáticos é diferente: eles renovam uma grande quantidade de ar a cada vez que sobem para respirar e isso lhes dá fôlego para passar um bom tempo submersos.

    Ao chegar à superfície, a primeira parte a aparecer do corpo dos mamíferos marinhos são os orifícios respiratórios – as baleias têm dois e os golfinhos, um. Também chamadas espiráculo, essas regiões são sensíveis como o nosso nariz e, em fração de segundo, percebem o ar exterior e se abrem. Nesse momento, o ar velho é expelido – sai com tanta força que espirra a água da superfície, fazendo o maior chafariz – e o ar novo entra.

    As baleias controlam muito bem a sua respiração: a cada inalação conseguem renovar até 90% do ar dos pulmões, enquanto nós, humanos, conseguimos apenas 15%. Isso, claro, dá a elas um fôlego incrível. A baleia-cachalote, por exemplo, pode ficar até uma hora e meia sem respirar. Depois disso, ela sobe depressa em busca de ar.

    Cada baleia e cada golfinho têm seu tempo de vir à tona, e isso é absolutamente fundamental para não se afogarem.

Salvatore Siciliano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 265. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este período do texto:

“Que eles são mamíferos você já sabe.”

Agora, identifique a que se refere o sujeito “eles”:

 

Questão 2 – No trecho “[…] renovamos o ar de nossos pulmões”, o sujeito do verbo é:

(     ) oculto.

(     ) inexistente.

(     ) indeterminado.

 

Questão 3 – O sujeito é composto na frase:

(     ) “[…] baleias e golfinhos podem passar a vida debaixo d’água […]”

(     ) “[…] essas regiões são sensíveis como o nosso nariz […]”

(     ) “A baleia-cachalote, por exemplo, pode ficar até uma hora e meia […]”

 

Questão 4 – Os núcleos do sujeito composto, identificados na questão acima, são:

(     ) adjetivos.

(     ) pronomes.

(     ) substantivos.

 

Questão 5 – Classifique o sujeito dos verbos grifados, numerando conforme a orientação:

(  1 ) Sujeito oculto.

(  2 ) Sujeito simples.

(  3 ) Sujeito composto.

 

(     ) “O segredo está em subir à tona para respirar […]”

(     ) “[…] a cada inalação conseguem renovar até 90% do ar dos pulmões […]”

(     ) “Cada baleia e cada golfinho têm seu tempo de vir à tona […]”

 

Questão 6 – Na oração “[…] o ar velho é expelido […]”, a locução verbal indica que o sujeito é:

(     ) agente.

(     ) paciente.

(     ) agente e paciente.

 

Questão 7 – Em “As baleias controlam muito bem a sua respiração […]”, o verbo exprime:

(     ) uma ação das baleias.

(     ) um estado das baleias.

(     ) um atributo das baleias.

 

Questão 8 – No fragmento “Isso, claro, dá a elas um fôlego incrível.”, o sujeito simples é um pronome demonstrativo que retoma o fato:

R:

 

Por Denyse Lage Fonseca

Denyse Lage Fonseca:
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