Início Série8º ano Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano

Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre sujeito oculto. Vamos analisar esse tipo de sujeito no texto Como funcionam os lápis aquareláveis? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como funcionam os lápis aquareláveis?

    Esses são feitos de pigmentos com menos aglutinante, que, ao contato com água, se espalham pelo papel. Quando pintamos com eles, a cor é absorvida pela folha e vai para dentro da fibra do papel, não deixando pigmentos só na superfície, como acontece com os outros lápis.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 219.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_219.pdf>.
Fragmento com adaptação de “Como funciona o lápis de cor?”

 

Questões 

Questão 1 – Observe:

 “Quando pintamos com eles […]”

 Nesse trecho, o sujeito do verbo está oculto. Identifique-o:

 

Questão 2 – Aponte o segmento que contém um sujeito oculto:

(     ) “Como funcionam os lápis aquareláveis?”

(     ) “Esses são feitos de pigmentos com menos aglutinante […]”

(     ) “[…] ao contato com água, se espalham pelo papel.”

 

Questão 3 – No segmento apontado acima, o verbo de sujeito oculto está na voz:

(     ) ativa.

(     ) passiva.

(     ) reflexiva.

 

Questão 4 – Releia:

 “[…] a cor é absorvida pela folha e vai para dentro da fibra do papel […]”

 Localize o verbo de sujeito oculto nessa passagem:

 

Questão 5 – O verbo de sujeito oculto, localizado anteriormente, refere-se à:

(     ) 1ª pessoa do singular.

(     ) 2ª pessoa do singular.

(     ) 3ª pessoa do singular.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário