Atividade de português: Sujeito Oculto – 2º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, propõe o estudo do sujeito oculto, por meio de texto que nos conta sobre o menor jornal do mundo. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 Leia:

Muito antes do Twitter: menor jornal do mundo volta a circular em MG

por Carlos Eduardo Cherem

    Nove anos após interromper sua circulação, o jornal “Vossa Senhoria”, de Divinópolis (MG), volta a ser publicado e será relançado em 20 de agosto na Festa Literária do município, distante 103 km de Belo Horizonte, quando o periódico completaria 81 anos.

    A publicação que tem o tamanho de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, 200 caracteres (com espaço) em cada uma das 26 páginas (quatro delas em inglês), e esses caracteres com corpo (tamanho) 6, foi reconhecida em 2000 pelo Livro dos Recordes como o menor jornal do mundo.

    “Desde o fechamento do jornal, em 2007, surgiram mais duas publicações que atualmente são menores: uma na Índia e outra na Inglaterra. Mas nas três Américas, o ‘Vossa Senhoria’ ainda é o menor jornal”, afirma a escritora e jornalista Leida Reis, que será responsável pela edição da publicação.

    Criado em 1935 pelo jornalista e gráfico Leônidas Schwindt (1906-1972), em Goiás (GO), o “Vossa Senhoria” foi posteriormente publicado em Abaeté (MG), Pitangui (MG) e Belo Horizonte. Crítico do regime, o jornal combatia o governo Getúlio Vargas (1882-1954), o que acabou rendendo a prisão de seu fundador em 1955. Um ano depois, em 1956, deixa de circular.

    Assim, após um período de três décadas, Dolores Schwindt, filha do jornalista, retoma a publicação em 1985, desta vez no município mineiro e o dirige até sua morte há nove anos.

    Entre 1935 e 1956, com forte conteúdo político, a publicação tinha o tamanho de 9 centímetros por 6 centímetros, passando depois para dez centímetros por 7 centímetros.

    Entre 1985 e 2007, com textos mais leves, o jornal publicava poemas de Adélia Prado e trazia notícias locais. No período, o tamanho da publicação foi sendo reduzido até chegar ao formato de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, que o fez ser reconhecido pelo Guinness como o menor jornal do mundo, em 2000, e que será mantido nesta terceira fase da publicação.

    Após esse período, até o início da década de 2010, Dulce Schwindt, outra filha do fundador, manteve somente publicações esporádicas do jornal.

[…]

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/.  Acesso em: 27/08/16.

 

Questões

Questão 1 – “Nove anos após interromper sua circulação, o jornal “Vossa Senhoria”, de Divinópolis (MG), volta a ser publicado e será relançado em 20 de agosto na Festa Literária do município, distante 103 km de Belo Horizonte, quando o periódico completaria 81 anos.”. Esse trecho da notícia é chamado de:

a) lide (lead)

b) corpo da notícia

c) manchete

d) subtítulo

Justificativa:

 

Questão 2 – Registra-se opinião sobre o “Vossa Senhoria” em:

a) “A publicação que tem o tamanho de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, 200 caracteres […]”

b) “Mas nas três Américas, o ‘Vossa Senhoria’ ainda é o menor jornal’ […]”

c) “Entre 1935 e 1956, com forte conteúdo político, a publicação […]”

d) “[…] manteve somente publicações esporádicas do jornal.”

 

Questão 3 – Nota-se a presença de sujeito oculto na seguinte passagem:

a) “[…] o jornal “Vossa Senhoria”, de Divinópolis (MG), volta a ser publicado […]”

b) “[…] o jornal combatia o governo Getúlio Vargas (1882-1954) […]”

c) “Um ano depois, em 1956, deixa de circular.”

d) “[…] com textos mais leves, o jornal publicava poemas de Adélia Prado e trazia notícias locais.”

 

Questão 4 – “Assim, após um período de três décadas, Dolores Schwindt, filha do jornalista, retoma a publicação em 1985 […]”. A parte destacada funciona sintaticamente como:

a) adjunto adnominal

b) aposto

c) complemento nominal

d) vocativo

 

Questão 5 – No segmento “Crítico do regime, o jornal combatia o governo Getúlio Vargas (1882-1954) […]”, a vírgula indica uma:

(     ) inversão

(     ) inserção

(     ) enumeração

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: