Atividade de português: Sujeito composto – 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo do sujeito composto, por meio de texto que trata da intolerância religiosa

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Sujeito Composto

Leia:

    A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos, esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.

    As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal Brasileira. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.

Disponível em: <http://www.guiadedireitos.org/index.php>.

Questões

Questão 1 – Identifique os atos que, segundo o texto, caracterizam a intolerância religiosa:

 

 

Questão 2 – Encontra-se registrada uma opinião sobre o tema na passagem:

a) “A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes […]”

b) “[…] um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana […]”

c) “[…] a perseguição religiosa é de extrema gravidade […]

d) “A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais […]”

 

Questão 3 – O sujeito é composto no trecho:

a) “A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes […]”

b) “Em casos extremos, esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição.”

c) “A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais […]”

d) “Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente […]”

 

Questão 4 – Em “[…] tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.”, a palavra destacada desempenha a função de:

a) advérbio

b) adjetivo

c) substantivo

d) verbo

 

Questão 5 – No segmento “Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana […]”, o termo grifado indica a ideia de:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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