Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano, aborda o sujeito. Vamos analisar os sujeitos presentes no texto que nos conta a História das conservas? Então, responda às questões propostas a seguir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sujeito – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sujeito – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sujeito – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
História das conservas
A conservação de alimentos surgiu com a civilização. Entretanto, todos os processos utilizados até o final do século 18 foram desenvolvidos de forma totalmente empírica, sem nenhum conhecimento ou embasamento teórico e, normalmente, utilizando ou simulando processos existentes na natureza (secagem, defumação, congelamento). Nessa época, já se sabia que as frutas e algumas hortaliças podiam ser conservadas em açúcar e certas hortaliças toleravam o vinagre. Porém, todos esses procedimentos conservavam os alimentos por pouco tempo e com escassas garantias.
Virgínia Brandão. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Na passagem “A conservação de alimentos surgiu com a civilização.”, o verbo “surgiu” indica:
( ) a voz ativa do sujeito simples.
( ) a voz passiva do sujeito simples.
( ) a voz reflexiva do sujeito simples.
Questão 2 – Um sujeito é composto quando apresenta mais de um núcleo. Sublinhe os núcleos do sujeito a seguir:
“[…] as frutas e algumas hortaliças podiam ser conservadas em açúcar […]”
Questão 3 – Pode-se afirmar que os núcleos do sujeito são:
( ) adjetivos
( ) pronomes
( ) substantivos
Questão 4 – Em “Nessa época, já se sabia que […]”, o sujeito do verbo “sabia” é:
( ) oculto
( ) inexistente
( ) indeterminado
Questão 5 – Na oração “[…] todos esses procedimentos conservavam os alimentos […]”, o sujeito simples destacado:
( ) retoma informações.
( ) anuncia informações.
( ) complementa informações.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.