Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, explora substantivos. Que tal analisá-los no texto A comunicação da onça-pintada? Para isso, responda às questões propostas!
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A comunicação da onça-pintada
Você sabe como a onça-pintada (Panthera onca) faz para se comunicar? Um estudo revelou que o maior felino das Américas “reconhece” os familiares, por meio de uma característica em comum: manchas com coloração clara que aparecem atrás das orelhas e na cauda dos felinos. Por essas marcas, eles se identificam e “conversam” entre si, dando alertas sobre possíveis ameaças, época de reprodução, entre outras situações relacionadas à sobrevivência na selva.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – O vocábulo “onça-pintada” é um substantivo porque:
( ) retoma um ser.
( ) nomeia um ser.
( ) caracteriza um ser.
Questão 2 – Grife o substantivo próprio a seguir:
“Um estudo revelou que o maior felino das Américas ‘reconhece’ os familiares […]”
Questão 3 – Em “[…] manchas com coloração clara […]”, os substantivos referem-se:
( ) ao mesmo gênero.
( ) ao mesmo número.
( ) ao mesmo gênero e ao mesmo número.
Questão 4 – No trecho “[…] eles se identificam e ‘conversam’ entre si, dando alertas sobre possíveis ameaças […]”, há dois substantivos abstratos. Identifique-os:
Questão 5 – Os substantivos abstratos, identificados acima, designam:
( ) ações.
( ) estados.
( ) qualidades.
Questão 6 – Acentuam-se os substantivos “característica” e “época”, presentes no texto, porque:
( ) são proparoxítonos.
( ) são oxítonos terminados em “a”.
( ) são paroxítonos terminados em ditongo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.