Atividade de português: Sobre regência – 3º ano do ensino médio

    Atividade de português, direcionada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, visa ao estudo da regência, por meio de trecho do romance Querido John, escrito por Nicholas Sparks.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este trecho do romance:

“Querido John”

escrito por Nicholas Sparks:  

    Quando penso em você e eu e no que compartilhamos, sei que para os outros seria fácil menosprezar o tempo que passamos juntos simplesmente como um subproduto dos dias e noites à beira-mar, uma “aventura” que, a longo prazo, não significa absolutamente. É por isso que não conto às pessoas sobre nós. Eles não iriam entender, e não sinto a necessidade de explicar, simplesmente porque sei em meu coração como foi real. Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, sabendo que você me completa. Eu te amo, não só agora, mas sempre, e sonho com o dia que você vai me abraçar novamente.

SPARKS, Nicholas. Querido John. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010, p.153.  (Com adaptações). 

 

Questões

Questão 1 – Assinale a alternativa em que houve a omissão da preposição antes do verbo:

a) “Quando penso em você e eu e no que compartilhamos […]”

b) “[…] seria fácil menosprezar o tempo que passamos juntos simplesmente […]”

c) “Eles não iriam entender, e não sinto a necessidade de explicar […]”

d) “Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, sabendo que você me completa.”

 

Questão 2 – No trecho “[…] e sonho com o dia que você vai me abraçar novamente.”, a relação de regência exige o acréscimo da preposição:

a) em

b) por

c) a

d) de

 

Questão 3 – Em “É por isso que não conto às pessoas sobre nós.”, o termo destacado indica:

a) conclusão

b) consequência

c) oposição

d) causa

 

Questão 4 – No segmento “Eles não iriam entender […]”, o pronome destacado substitui:

R:

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: