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Atividade de português: Conjunções coordenativas e subordinativas – 1º ano ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, visa ao estudo das conjunções coordenativas e subordinativas. Elas desempenham papel importante na ligação das ideias que compõem o texto! Vamos analisá-las? Então, aprofunde-se no tema, respondendo às variadas questões propostas sobre o texto De onde vieram os tomates? Vamos descobrir?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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De onde vieram os tomates?

    A história do tomate é cheia de rumores, boatos e especulações, mas uma coisa é certa: essa fruta vermelha favorita de muita gente (sim, o tomate é uma fruta) não tem sua origem na Itália. Apesar do fato de ser um ingrediente essencial para massas, pizzas e saladas, o tomate é originário do México e da América Central.

    O tomate em sua forma original, no entanto, não tinha nada a ver com esse globo vermelho que nós conhecemos e adoramos hoje em dia. Tratava-se de uma pequena fruta perfumada (imagine algo como o tomate cereja) que os grupos nativos americanos combinavam com “ahi”, um tipo de pimenta para fazer um molho bem temperado. _______________ os nativos americanos o tenham consumido por séculos, os tomates rapidamente ganharam uma má reputação nas Américas. Os colonizadores acreditavam que o tomate era venenoso e nenhum ascendente europeu se atreveu a comer a fruta até o início do século 19 – com medo de morrer.

    Na verdade, credita-se à Fundação Americana Padre Thomas Jefferson o início do cultivo de tomate para consumo nos Estados Unidos. Os registros de Jefferson contam que ele plantava a fruta todos os anos em seu “Garden Kalendar” que manteve de 1.809 a 1.824. Talvez essa seja a primeira referência escrita do cultivo de tomate pelos colonizadores do Novo Mundo e que foi publicada nas “Notas sobre o Estado da Virgínia”, em 1.787. Seus registros meticulosos indicavam que ele frequentemente vendia seus tomates em mercados de Washington, além de apresentar diferentes usos para o mesmo em sua coleção pessoal de receitas.

Disponível em: <http://lazer.hsw.uol.com.br>.

 

Questões 

Questão 1 – Sublinhe as conjunções coordenativas que compõem esta parte do texto:

“A história do tomate é cheia de rumores, boatos e especulações, mas uma coisa é certa […]”

R:

 

Questão 2 – As conjunções, sublinhadas acima, exprimem as ideias de:

a) conclusão e adição.

b) adição e conclusão.

c) explicação e alternância.

d) adição e adversidade.

 

Questão 3 – No período “O tomate em sua forma original, no entanto, não tinha nada a ver com esse globo vermelho […]”, a conjunção “no entanto” introduz:

a) uma comparação.

b) uma ressalva.

c) uma compensação.

d) uma condição.

 

Questão 4 – Identifique a conjunção presente na informação nos parênteses:

R:

 

Questão 5 – A conjunção, identificada acima, é subordinativa:

a) causal

b) conformativa

c) comparativa

d) temporal

 

Questão 6 – A fim de introduzir a ideia de concessão, o espaço indicado no texto deve ser preenchido com a conjunção:

a) Embora

b) À medida que

c) Caso

d) Porquanto

 

Questão 7 – No fragmento “Os colonizadores acreditavam que o tomate era venenoso e nenhum ascendente europeu se atreveu a comer a fruta […]”, a conjunção coordenativa “e”:

a) liga fatos que se complementam.

b) liga fatos que se opõem.

c) liga fatos que se alternam.

d) liga fatos que se interpõem.

 

Questão 8 – Na frase “Ele plantava os tomates, a fim de que fossem vendidos em mercados.”, a locução em destaque é:

a) adjetiva

b) prepositiva

c) adverbial

d) conjuntiva

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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