Atividade de Português sobre sintaxe para o terceiro ano do ensino médio. A partir da leitura de um texto, pedem-se aos alunos testes sobre análise sintática. São testes de nível de vestibular. Bom trabalho!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de Português: Sintaxe – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Sintaxe – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Sintaxe – 3º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
LEIA O TEXTO ABAIXO E FAÇA AS QUESTÕES DE SINTAXE
TVs espiãs vigiaram 11 milhões de famílias nos EUA
Aparelho de TV espião monitorou 11 milhões de famílias
Há vários anos, as televisões da marca Vizio são as mais vendidas nos Estados Unidos. E com razão: aliam excelente qualidade de imagem (vivem ganhando prêmios da imprensa especializada) com preços incrivelmente baixos: compra-se uma Vizio gigantesca, de 65 polegadas e com resolução 4K, por apenas US$ 850 ─ metade do que custam as outras marcas.
Mas havia um porém: secretamente, as Vizio monitoravam tudo o que as pessoas assistiam. A televisão usava uma técnica chamada automated content recognition (ACR) para identificar o que estava exibindo ─ ela comparava as sequências de pixels a uma base de dados mantida pelo fabricante. Dessa forma, conseguia saber não apenas qual canal ou programa de tv estava sendo visto, mas também rastreava outras fontes de conteúdo, como DVDs, Blu-ray e vídeos da internet.
Essas informações eram registradas num dossiê, que identificava detalhadamente os hábitos de cada família, e oferecidas a anunciantes ─ que poderiam usá-las para exibir propagandas direcionadas. Tudo na surdina, e sem o consentimento do usuário. Segundo o governo dos EUA, 11 milhões de famílias foram monitoradas.
Isso acontecia desde 2014, mas só veio à tona quando a fabricante de TVs foi vendida para a chinesa Le Eco, no segundo semestre do ano passado, e um documento acabou revelando a prática ─ a Vizio pretendia criar uma empresa à parte só para explorar os dados coletados. Ela foi multada em US$ 2,2 milhões pelo governo americano, pediu desculpas a seus consumidores e informou que o monitoramento pode ser desabilitado (deve-se acessar o menu de configurações da TV e desligar o item Smart Interactivity).
Adaptado de (http://super.abril.com.br/blog/rebit/tvs-espias-vigiaram-11-milhoes-de-familias-nos-eua/)
Questões
1) Analise as alternativas sobre a expressão que inicia o texto “Há vários anos”:
I – A expressão que inicia o texto possui como sujeito da oração “as televisões”.
II – Poderíamos trocar o verbo “Há” por “Existem”, e manter-se-iam a correção gramatical e o sentido.
III – A expressão “vários anos” é o sujeito do verbo haver.
IV – Poderíamos trocar “Há” por “Fazem”, e a correção e o sentido seriam mantidos.
V – Poderíamos trocar “Há” por “Faz”, e a correção e o sentido seriam mantidos.
Quais as alternativas estão INCORRETAS?
a) I, II, III, IV e V
b)I, II, III e IV
c)I, II e III
d)I, e II
e)I
2)Em relação ao excerto da terceira linha (compra-se uma Vizio gigantesca), podemos afirmar que:
a) A palavra “se” é uma nexo condicional.
b) A expressão “uma Vizio gigantesca” é um complemento verbal.
c) A palavra “uma” é um adjunto adverbial.
d) A expressão “uma Vizio gigantesca” é sujeito da oração.
e) A palavra “se” é índice de indeterminação do sujeito.
3) No trecho “metade do que custam as outras marcas”, a expressão sublinhada é:
a) sujeito (está na ordem indireta)
b) objeto direto
c) objeto indireto
d) predicativo do sujeito
e) adjunto adverbial
4) Sobre a primeira linha do último parágrafo, pode-se dizer que:
a) “Isso” não é sujeito do verbo “acontecer”.
b) “à tona” é um objeto indireto.
c) “os dados coletados” é um objeto direto.
d) “desculpas” é sujeito do verbo “pedir”.
e) “que o monitoramento pode ser desabilitado” é complemento nominal.
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.