Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre os sinais de pontuação. Vamos analisá-los no texto que nos revela o criador do símbolo matemático de igualdade? Para isso, responda às questões propostas a seguir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quem foi o inventor do símbolo matemático de igualdade
O símbolo de igual = que utilizamos para revelar um resultado foi criado há 460 anos, por um galês do século 16. Aos 14 anos, ele já estudava na Universidade de Oxford e, aos 21, ensinava matemática enquanto estudava medicina. Seu nome era Robert Recorde.
Robert escreveu vários livros sobre astronomia, geometria e aritmética. Ele escrevia para o público mais comum e seu último livro, A Pedra de Afiar, publicado em 1557, um ano antes de sua morte, deu ao mundo o símbolo de igual.
Ele se aborrecia quando precisava escrever por extenso que um lado da equação era igual ao outro. Decidiu usar um símbolo: um par de paralelas.
O motivo? “Não há outras coisas no mundo que possam ser mais iguais.”
Verônica Soares. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O título foi transcrito sem o sinal de pontuação que o encerra. Coloque-o:
Quem foi o inventor do símbolo matemático de igualdade
Questão 2 – Na passagem “Aos 14 anos, ele já estudava na Universidade de Oxford e, aos 21, ensinava matemática enquanto estudava medicina.”, as vírgulas separam:
( ) apostos.
( ) vocativos.
( ) adjuntos adverbiais.
Questão 3 – Em “Seu nome era Robert Recorde.”, o ponto final fecha um período:
( ) simples.
( ) composto por coordenação.
( ) composto por subordinação.
Questão 4 – Em “Decidiu usar um símbolo: um par de paralelas.”, os dois-pontos introduzem:
( ) uma citação.
( ) uma enumeração.
( ) um esclarecimento do que se disse.
Questão 5 – As aspas foram usadas no texto para indicar:
( ) uma fala alheia.
( ) a informação mais importante.
( ) uma parte escrita informalmente.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.