Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sinais de pontuação. Que tal analisá-los no interessante texto A Física que faz voar? Então, responda às variadas questões propostas! No trecho “É fácil vê-los nos céus de todo o mundo…”, as reticências sugerem a continuação do fato, o prolongamento da ideia ou a interrupção do pensamento? Vamos desafio?
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Leia:
A Física que faz voar
Para percorrer longas distâncias com rapidez, nada melhor do que os aviões. É fácil vê-los nos céus de todo o mundo… Difícil é saber como essas imensas máquinas que chegam a pesar mais de 200 toneladas conseguem voar. Primeiramente, é preciso vencer a resistência do ar: o avião é impulsionado pelas turbinas, que soltam ventos em sentido oposto e o empurram para a frente. Em seguida, as asas entram em ação. A diferença de velocidade na passagem do ar faz com que a pressão sobre elas (a força do peso, em direção ao chão) seja menor do que a do “empurrão” para cima. Resultado? O avião ganha as nuvens! No mais, relaxe. E ótimo voo!
Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”. 2017, p.12. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“Para percorrer longas distâncias com rapidez, nada melhor do que os aviões.”
Nessa passagem, a vírgula assinala:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 2 – No trecho “É fácil vê-los nos céus de todo o mundo…”, as reticências sugerem:
( ) a continuação do fato.
( ) o prolongamento da ideia.
( ) a interrupção do pensamento.
Questão 3 – O fragmento abaixo foi transcrito sem vírgulas. Coloque-as:
“Difícil é saber como essas imensas máquinas que chegam a pesar mais de 200 toneladas conseguem voar.”
Questão 4 – Na parte “[…] é preciso vencer a resistência do ar: o avião é impulsionado pelas turbinas […]”, os dois-pontos introduzem:
( ) um aposto.
( ) uma citação.
( ) um esclarecimento.
Questão 5 – O período “Em seguida, as asas entram em ação.”, que foi encerrado com o ponto final, possui uma oração. Por isso, classifica-se como:
( ) período simples.
( ) período composto por coordenação.
( ) período composto por subordinação.
Questão 6 – Observe:
“[…] a pressão sobre elas (a força do peso, em direção ao chão) […]”
Os parênteses poderiam ser substituídos por:
( ) aspas.
( ) asteriscos.
( ) travessões.
Questão 7 – As aspas destacam “empurrão”, pois se trata de uma palavra:
( ) informal.
( ) pouco usada.
( ) usada com sentido figurado.
Questão 8 – Em “Resultado?”, o autor do texto:
( ) faz uma pergunta direta.
( ) faz uma pergunta indireta.
( ) nenhuma das respostas anteriores.
Questão 9 – No segmento “E ótimo voo!”, o sinal de exclamação foi empregado depois de uma frase que exprime:
( ) um desejo.
( ) uma surpresa.
( ) uma advertência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.