Início Série9º ano Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sinais de pontuação. Que tal analisá-los no interessante texto A Física que faz voar? Então, responda às variadas questões propostas! No trecho “É fácil vê-los nos céus de todo o mundo…”, as reticências sugerem a continuação do fato, o prolongamento da ideia ou a interrupção do pensamento? Vamos desafio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

A Física que faz voar

    Para percorrer longas distâncias com rapidez, nada melhor do que os aviões. É fácil vê-los nos céus de todo o mundo… Difícil é saber como essas imensas máquinas que chegam a pesar mais de 200 toneladas conseguem voar. Primeiramente, é preciso vencer a resistência do ar: o avião é impulsionado pelas turbinas, que soltam ventos em sentido oposto e o empurram para a frente. Em seguida, as asas entram em ação. A diferença de velocidade na passagem do ar faz com que a pressão sobre elas (a força do peso, em direção ao chão) seja menor do que a do “empurrão” para cima. Resultado? O avião ganha as nuvens! No mais, relaxe. E ótimo voo!

Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”. 2017, p.12. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“Para percorrer longas distâncias com rapidez, nada melhor do que os aviões.”

Nessa passagem, a vírgula assinala:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 2 – No trecho “É fácil vê-los nos céus de todo o mundo…”, as reticências sugerem:

(     ) a continuação do fato.

(     ) o prolongamento da ideia.

(     ) a interrupção do pensamento.

 

Questão 3 – O fragmento abaixo foi transcrito sem vírgulas. Coloque-as:

“Difícil é saber como essas imensas máquinas que chegam a pesar mais de 200 toneladas conseguem voar.”

 

Questão 4 – Na parte “[…] é preciso vencer a resistência do ar: o avião é impulsionado pelas turbinas […]”, os dois-pontos introduzem:

(     ) um aposto.

(     ) uma citação.

(     ) um esclarecimento.

 

Questão 5 – O período “Em seguida, as asas entram em ação.”, que foi encerrado com o ponto final, possui uma oração. Por isso, classifica-se como:

(     ) período simples.

(     ) período composto por coordenação.

(     ) período composto por subordinação.

 

Questão 6 – Observe:

“[…] a pressão sobre elas (a força do peso, em direção ao chão) […]”

Os parênteses poderiam ser substituídos por:

(     ) aspas.

(     ) asteriscos.

(     ) travessões.

 

Questão 7 – As aspas destacam “empurrão”, pois se trata de uma palavra:

(     ) informal.

(     ) pouco usada.

(     ) usada com sentido figurado.

 

Questão 8 – Em “Resultado?”, o autor do texto:

(     ) faz uma pergunta direta.

(     ) faz uma pergunta indireta.

(     ) nenhuma das respostas anteriores.

 

Questão 9 – No segmento “E ótimo voo!”, o sinal de exclamação foi empregado depois de uma frase que exprime:

(     ) um desejo.

(     ) uma surpresa.

(     ) uma advertência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário