Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sinais de pontuação. Ponto e vírgula, vírgula, dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, parênteses, reticências… Vamos analisá-los no texto que nos conta a origem do Presépio? Sabia que ele foi criado por São Francisco de Assis em 1223? Saiba mais a respeito da história desse símbolo do Natal, lendo o texto! E, logo após, não deixe de estudar os sinais de pontuação, respondendo às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sinais de Pontuação

 

Presépio

    O mais antigo símbolo natalino adotado no Brasil é o presépio, criado por São Francisco de Assis em 1223. Em Greccio, a 65 km de Roma, o santo montou uma representação do nascimento de Cristo em argila, e a tradição se espalhou pelo mundo católico. O costume chegou ao Brasil no início do século XVII (dezessete). Foi o franciscano Gaspar de Santo Agostinho quem montou o primeiro presépio em Olinda, Pernambuco.

    Entre nós, o presépio tomou feições próprias. Podemos encontrar presépios de barro, madeira, casca de coco, papel, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo… Os católicos costumam montar presépio nas igrejas e em casa, representando pelo menos a Sagrada Família: a mãe de Jesus, Maria o pai de Jesus, José e o menino Jesus.

    Os presépios são muito populares nas zonas rurais do Nordeste, Centro Oeste, Minas e São Paulo. O Vale do Paraíba é a região com mais tradição na arte dos presépios. Para dar conta da demanda, os artesãos iniciam a produção em setembro!

    Alguns artistas brasileiros ganharam fama internacional com seus presépios. Um deles foi Mestre Vitalino (1909-1963), que nasceu em Caruaru, Pernambuco, nunca aprendeu a ler e só começou a assinar suas obras depois que se tornou famoso. É o maior símbolo do artesanato em barro no Brasil. Suas peças estão até no Museu do Louvre, em Paris!

    O Presépio Napolitano tem 1620 peças e é um dos três maiores exemplares do gênero no mundo. Foi construído no século XVIII (dezoito) por artesãos de Nápoles, Itália. No final dos anos 1940, chegou às mãos do empresário Ciccillo Matarazzo, que o doou para a cidade de São Paulo. O conjunto está em exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Você já teve a oportunidade de conhecer a obra

Fragmento do texto “Entenda os símbolos do Natal”. Disponível em:< “plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “O mais antigo símbolo natalino adotado no Brasil é o presépio, criado […]”, a vírgula antecede o verbo no particípio “criado”, que retoma:

(     ) “O mais antigo símbolo natalino”

(     ) “no Brasil”

(     ) “o presépio”

 

Questão 2 – Em “[…] século XVII (dezessete).”, os parênteses isolam uma palavra com fim:

(     ) conclusivo

(     ) explicativo

(     ) exemplificativo

 

Questão 3 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos poderiam ser substituídos por:

(     ) travessão

(     ) ponto final

(     ) ponto e vírgula

 

Questão 4 – No período “Podemos encontrar presépios de barro, madeira, casca de coco, papel, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo…”, as reticências indicam:

(     ) a interrupção do pensamento.

(     ) a continuidade dos elementos.

(     ) a supressão de palavras na transcrição.

 

Questão 5 – O trecho a seguir foi transcrito sem o sinal de ponto e vírgula, que deve ser empregado duas vezes. Coloque-os:

[…] a mãe de Jesus, Maria o pai de Jesus, José e o menino Jesus.”

 

Questão 6 – No segmento “Para dar conta da demanda, os artesãos iniciam a produção em setembro!”, o ponto de exclamação exprime:

(     ) alegria

(     ) animação

(     ) admiração

 

Questão 7 – Na parte “No final dos anos 1940, chegou às mãos do empresário Ciccillo Matarazzo […]”, a vírgula separa uma expressão chamada de:

(     ) aposto

(     ) vocativo

(     ) adjunto adverbial

 

Questão 8 – Tendo em vista o contexto, aponte a frase que apresenta pontuação correta:

(     ) “Você já teve a oportunidade de conhecer a obra.”

(     ) “Você já teve a oportunidade de conhecer a obra!”

(     ) “Você já teve a oportunidade de conhecer a obra?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: