Início Série9º ano Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre sinais de pontuação. Vamos analisá-los no texto Um vai e vem sem fim…? Para isso, responda às questões propostas a seguir!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Um vai e vem sem fim…

    Silva, Pitanga, Mendes, Lopes, Bianchi, Suzuki… O que esses sobrenomes têm em comum A real é que cada um deles conta com uma origem diferente. Enquanto o Silva vem de Portugal, o Suzuki desembarcou do Japão! Ok! Mas como esses nomes se tornaram tão populares no Brasil? A resposta é simples: tal popularização, em lugares diferentes de sua origem, acontece devido aos movimentos migratórios! 

Mariana Alencar. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Observe este trecho:

“Silva, Pitanga, Mendes, Lopes, Bianchi, Suzuki…”

Agora, identifique a função:

a) das vírgulas: 

b) das reticências: 

 

Questão 2 – O período abaixo foi transcrito sem o sinal de pontuação que o fecha. Coloque-o:

“O que esses sobrenomes têm em comum  ”

 

Questão 3 – O período encerrado com o ponto final, “A real é que cada um deles conta com uma origem diferente.”, apresenta:

(     ) uma oração.

(     ) duas orações.

(     ) três orações.

 

Questão 4 – Na passagem “Enquanto o Silva vem de Portugal, o Suzuki desembarcou do Japão!”, o ponto de exclamação foi usado para exprimir, em relação aos fatos, o sentimento de:

(     ) susto.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 5 – Os dois-pontos introduzem:

(     ) um exemplo do que foi dito anteriormente.

(     ) uma conclusão do que foi dito anteriormente.

(     ) uma explicação do que foi dito anteriormente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário