Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, propõe o estudo dos sinais de pontuação. Pontuar um texto costuma gerar dúvidas, não é verdade? Vamos eliminá-las? Então, responda às questões elaboradas com base no texto Imprevisto.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Imprevisto
Uma tarde, numa ponte sobre o rio Paraná, se encontraram um rato e uma capivara.
O rato, todo cheio de si, disse:
– Eu sou o roedor mais rápido do Brasil!
A capivara duvidou:
– Quero ver!
O rato, rápido como um relâmpago, roeu a corda da ponte de corda e …
… TIBUM!!!
Caiu como um caqui maduro no meio do rio Paraná.
CAMARGO, L. “O Catavento e o ventilador”. São Paulo: FTD, 1998. p. 12.
Questões
Questão 1 – No primeiro período do texto, as vírgulas separam:
( ) um adjunto adverbial de tempo.
( ) um adjunto adverbial de lugar.
( ) um adjunto adverbial de modo.
Questão 2 – Na fala do rato “– Eu sou o roedor mais rápido do Brasil!”, o ponto de exclamação foi empregado depois de:
( ) uma frase exclamativa.
( ) uma interjeição.
( ) uma locução interjetiva.
Questão 3 – No trecho “A capivara duvidou: […]”, os dois-pontos anunciam:
( ) uma fala do narrador da história.
( ) um esclarecimento do que se disse.
( ) uma fala de um dos personagens da história.
Questão 4 – As reticências indicam no texto:
( ) a continuidade das coisas roídas pelo rato.
( ) um clima de suspense.
( ) um trecho incompleto da história.
Questão 5 – No texto, os pontos finais fecham:
( ) orações.
( ) períodos simples.
( ) períodos compostos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.