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Atividade de português: Sinais de pontuação – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os sinais de pontuação. Ponto final, ponto de exclamação, dois-pontos, reticências, vírgula… Vamos estudá-los? Então, responda às variadas questões baseadas no texto Marcado para bater, escrito por Neusa Sorrenti! Você saberia, por exemplo, colocar as vírgulas em “E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”? Vamos ao desafio?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Marcado para bater

    Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.

    Ganhei uma bicicleta que era o meu sonho. Foi só subir e bater. Atropelei a placa do jardim da igreja matriz: NÃO APANHE FLORES.

    Fiquei um tempo contundido, mancando da perna esquerda, ressabiado. Tentava arranjar um jeito de melhorar a musculatura e meu senso de direção. E o tempo foi passando…

    Inventei de praticar halterofilismo, usando umas barras de ferro que encontrei na garagem. Dessa vez faço ginástica sem pagar academia.

    Saí do meu quarto com o invento magnífico, que eu havia limpado e fui treinar no quintal, onde havia sombra e água fresca. Não deu outra. Passando pela sala, senti um calafrio. Crás! Fui bater as benditas barras na fruteira antiga de minha mãe, que foi herdada da vovó, que herdou a formosura da peça de uma tia pirracenta…

    Nessa tarde ensolarada, só Deus sabe, foi um rosário de lágrimas que não acabava mais. E revirava a casa, procurando a cola, a fita crepe. E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.

SORRENTI, N. “Marcado para bater”. Belo Horizonte: Ed.Lê, 1997. p. 4-8. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Em “Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.”, o ponto final fecha um período que contém:

a) uma oração

b) duas orações

c) três orações

d) nenhuma oração

 

Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos desempenham o papel de:

a) apresentar uma citação.

b) indicar uma enumeração.

c) introduzir uma explicação.

d) anunciar uma fala do narrador.

 

Questão 3 – O ponto de exclamação foi usado depois da expressão “Crás!”, cuja pronúncia imita o som de uma batida. Essa expressão é chamada de:

a) hipérbole

b) sinestesia

c) metonímia

d) onomatopeia

 

Questão 4 – Na passagem “E o tempo foi passando…”, as reticências sinalizam:

a) o encadeamento da ideia.

b) a continuação do fato.

c) a interrupção do pensamento.

d) a interpelação feita pelo narrador.

 

Questão 5 – Na parte “[…] fui treinar no quintal, onde havia […]”, a vírgula antecede um pronome:

a) indefinido que retoma no “quintal”.

b) pessoal que retoma “no quintal”.

c) relativo que retoma “no quintal”.

d) demonstrativo que retoma “no quintal”.

 

Questão 6 – Em “Nessa tarde ensolarada, só Deus […]”, a vírgula separa um adjunto adverbial:

a) que indica tempo.

b) que indica lugar.

c) que indica modo.

d) que indica intensidade.

 

Questão 7 – Na frase “E revirava a casa, procurando a cola […]”, a vírgula antecede um verbo:

a) na forma de particípio.

b) na forma de infinitivo pessoal.

c) na forma de gerúndio.

d) na forma de infinitivo impessoal.

 

Questão 8 – O último período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Assinale a alternativa em que elas foram empregadas corretamente:

a) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”

b) “E a tal fruteira, ou melhor, ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.”

c) “E a tal fruteira ou melhor, ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”

d) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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